ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h às 12h e 13h às 17h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Fornecedores 90 anos
Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• CONVENÇÃO COLETIVA 2021
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Empreender em Vitória
09.02.2016   A Gazeta
Notícia - Imprensa
O desenvolvimento do empreendedorismo é crucial para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Estudo publicado na Revista Exame de dezembro de 2015 comparou entre 32 cidades do Brasil as que oferecem as melhores condições para o empreendedorismo.

Vitória aparece em seis dos sete pilares que influenciam o empreendedorismo: Ambiente Regulatório: 8º lugar entre as cidades (7º entre capitais) com menos burocracia e menor complexidade tributária; Capital Humano: 2º lugar entre as cidades (e capitais) que oferecem profissionais mais bem qualificados; Mercado: 4º lugar entre as cidades (e capitais) que se destacam pelo desenvolvimento econômico e pelos clientes potenciais; Cultura empreendedora: 10º lugar entre as cidades (9º entre capitais) que mais estimulam a prática do empreendedorismo; Acesso a capital: 7º lugar entre as cidades (e capitais) onde é mais fácil obter empréstimos e capital de risco; Infraestrutura: 10º lugar entre as cidades (4º entre capitais) com melhores condições urbanas e de mobilidade; Inovação: Não aparece entre as 10 cidades com melhor infraestrutura e indicadores de tecnologia.

Sugiro compararmos esses resultados com a receita à disposição de nosso governo municipal para sabermos se estamos bem posicionados.

Também segundo o portal “Meu Município”, com dados de 2013, Vitória tem o maior volume de receita per capita do Brasil entre as capitais, o que traz uma grande vantagem competitiva de poder do governo municipal. Se segregarmos apenas receita tributária, estamos na 2ª colocação. É com este cenário confortável, ao menos comparativamente às demais capitais, que nossa gestão municipal precisa realizar suas ações.

Constata-se que o único pilar em que Vitória foi classificada no ranking de acordo com sua vantajosa classificação de receita per capita foi o “capital humano”, um item com baixíssima correlação com o investimento público municipal.

Também segundo o portal “Meu Município”, Vitória tem o maior volume de despesas com prestação de serviços per capita do Brasil entre capitais. Assim, outra pergunta que fica é: podemos considerar que temos a melhor prestação de serviços municipal do Brasil? Ou mesmo devemos nos perguntar se é isso que temos que almejar ou se deveríamos reduzir tributos de forma a reduzir o peso do Estado em nossa sociedade e fomentar o empreendedorismo?

Seria arriscado apontar uma ou outra gestão municipal como responsável pelo nosso baixo desempenho relativo. Mas precisamos estar sempre lúcidos que alguns dos destaques de nossa capital veiculados na mídia ainda estão muito aquém daquilo que deveríamos ser: o topo absoluto do ranking.

Afinal, além de sermos a menor capital do Brasil em área geográfica e a 3ª menor em população, características que reduzem a complexidade da gestão, temos a maior receita per capita do Brasil à disposição de nossos governantes.

Eduardo Borges é engenheiro civil, especialista em gestão financeira de empresas é diretor do Sinduscon-ES
Compartilhar:


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050
(27) 99316-1611
8h às 12h e 13h às 17h