ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h às 12h e 13h às 17h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Fornecedores 90 anos
Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• CONVENÇÃO COLETIVA 2021
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
PDU libera prédios em área verde da Norte-Sul e boates no Triângulo
15.08.2017   A Gazeta
Notícia - Imprensa
As construções em área verde da Norte-Sul, os prédios residenciais maiores na Enseada do Suá e mais boates na Praia do Canto podem ser uma realidade nos próximos meses. Isso é o querem servidores públicos, representantes da comunidade e do setor produtivo que votaram o Plano Diretor Urbano (PDU) nesta segunda-feira (14), no Encontro da Cidade.

Cerca de 180 delegados e moradores de Vitória participam do evento para a votação de 54 emendas. Dessa forma, será realizada uma nova legislação urbanística, que define o crescimento e o uso dos espaços na cidade nos próximos 10 anos.

Um dos pontos que geraram grande debate foi sobre a área verde do Aeroporto de Vitória. Foi apresentada uma emenda para que a área ao longo da Avenida Norte-Sul fosse transformada em área de preservação ambiental. Entretanto, a proposta foi rejeitada pela maioria delegados presentes.

Dessa forma, a propriedade da Infraero e de uma empresa particular poderá se transformar em condomínios residenciais e comerciais. Depois de muito debate, foi definido que, da faixa verde, apenas a área comercial da Infraero, pedaço que fica próximo à Avenida Dante Michelini, seja de proteção ambiental.

A rejeição da primeira proposta deixou delegados e conselheiros insatisfeitos. O presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi, Enock Sampaio, que também é delegado do PDU, informou que transformar a área verde em espaço de preservação ambiental seria uma forma de evitar o crescimento do bairro.

“A comunidade não vai aceitar que sejam construídos prédios, a não ser que o poder público aprove, além do empreendimento, uma forma de construir uma unidade de saúde, criar mobilidade. Apesar disso, Jardim Camburi está saindo bem representado”, disse.

ENSEADA DO SUÁ
O novo PDU prevê mais residências na Enseada do Suá. Isso porque possibilita construções de empreendimentos maiores em caso de pavimentos térreos comerciais e demais andares residenciais. Com a proposta aprovada nesta segunda, edifícios poderão ser construídos 3,3 vezes maiores caso tenham um único pavimento no térreo comercial e demais residenciais.

Uma outra proposta polêmica que foi rejeitada é sobre a proibição de boates, discotecas, danceterias e similares na Praia do Canto. Não seriam renovados os alvarás de funcionamento.

As emendas ainda podem ser alteradas quando o novo PDU for encaminhado para votação na Câmara. “Está sendo muito bom, as votações estão acontecendo de forma rápida”, comentou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

PARQUE TECNOLÓGICO SEM CASAS
A votação do Plano Diretor Urbano (PDU) determinou que a área destinada ao Parque Tecnológico, em Goiabeiras, não será de uso misto, ou seja, com a possibilidade de construção de residenciais. A ideia defendida por integrantes do setor imobiliário não foi aceita.

O Parque Tecnológico será um espaço destinado a pesquisa e atividades de inovação tecnológica e economia criativa e contará com infraestrutura para atrair empresas da base tecnológica, como laboratórios de certificação de produtos, agentes de fomento à ciência, empresas de software, entre outras.

Na defesa de a área ser destinada exclusivamente ao Parque Tecnológico, a Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV) ressaltou que o terreno já é muito pequeno e que Goiabeiras fica próximo a vários bairros com residências, como Jardim da Penha e Mata da Praia.

Alguns participantes defenderam a ideia de uso misto da área do Parque Tecnológico porque a área próxima a uma faculdade particular. Por outro lado, outras disseram que o parque teria pouco espaço para ter área residencial.

PROPOSTAS APROVADAS

Condomínios
20.000 m2
Os empreendimentos comerciais podem ter mais de 20.000 m2. Já os condomínios mistos e residenciais poderão ter até 20.000 m2
Camburi
Área de Proteção Ambiental
Aprovada que a área comercial da Infraero, que vai da Dante Michelini até a Avenida Norte-Sul seja colocada como Zona de Proteção Ambiental
Tabuazeiro
Pedra dos Olhos
Manter como zona de proteção ambiental a área em torno da Pedra dos Olhos
Parque Industrial
Altura
O limite da altura das edificações no zoneamento industrial passará para 67 metros de altura, antes eram 55 metros.
Centro
Revitalização
Ampliação da área onde é possível ter projetos especiais para revitalização do Centro de Vitória, que vai do Cais de Hidroavião até a altura do Forte São João.
Parque tecnológico
Sem residência
A área do parque, em Goiabeiras, não será de uso misto, ou seja, não terá a possibilidade de construção de residências
Enseada do Suá
Residências
Construções de empreendimentos maiores em casode pavimentos térreos comerciais e demais andares residenciais.
Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano
180 dias
É um fundo para investimento de projetos da cidade de Vitória que será colocado em prática a sua regulamentação em até 180 dias.




Compartilhar:


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050
(27) 99316-1611
8h às 12h e 13h às 17h