ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Tecnologia aumenta produtividade na construção civil
05.07.2018   
Notícia - Sinduscon
O uso de tecnologias inovadoras é fundamental para todo o setor produtivo. Na indústria, quem não acompanhar essa evolução vai se perder no caminho. E a bola da vez na construção civil é a tecnologia Building Information Modeling (BIM) que combina ferramentas, informações e processos em todas as etapas de um empreendimento, gerando aumento da produtividade e redução no custo das obras.

Esse assunto será abordado pelos arquitetos Liliam Araújo e Hugo Tavares na palestra “Inovação em Gestão de Projetos para Ganho de Produtividade: checklist + BIM” que faz parte da programação da Qualicon 2018, que acontece de 7 a 9 de agosto, no Centro de Eventos de Carapina, junto com a Expo Construções.

Os arquitetos fazem parte do GT de Produtividade criado pela Comissão de Materiais e Tecnologia (Comat) do Sinduscon-ES e elaboraram uma metodologia para gestão do projeto de obra, desde a sua concepção até a conclusão, utilizando o BIM.

Esse sistema da informação modela o edifício virtualmente com todas as informações necessárias ao projeto e à execução da obra, contendo detalhes dos trabalhos e de mão de obra, como cronograma e preços. Ou seja, a partir do momento em que se desenha um edifício, toda a informação necessária para a sua conclusão, se encontra, automaticamente, associada a cada uma das fases da obra.

No entanto, se faz necessário difundir o que o BIM oferece em sua plenitude, já que a maioria dos profissionais que utilizam a ferramenta usa apenas a modelagem geométrica, alerta a arquiteta Liliam Araújo, acrescentando que a metodologia que será apresentada na Qualicon mostra um fluxograma que define o que pode ser feito utilizando o BIM e em qual momento da construção.

Dentre as vantagens que o uso do sistema traz, estão a possibilidade de reduzir desperdícios e retrabalho. “Podemos dizer que mais do que tecnologia, o BIM ajuda a promover o controle, antecipar as incompatibilidades de projetos e elevar o nível de excelência do setor. Difundir essa informação e incentivar empresários a conhecer o que de mais moderno existe para a construção civil faz parte da nossa missão enquanto entidade”, disse o diretor do Sinduscon-ES, Rodrigo Gimenes.

Obras públicas
Assinado em maio pelo presidente Michel Temer, o decreto 9377/18 prevê que o BIM passe a ser exigido nas obras públicas a partir de 2021. O decreto tem como finalidade promover um ambiente adequado ao investimento da tecnologia, além de incentivar seu uso em âmbito nacional.

Espera-se com isso que os projetos sejam melhor desenvolvidos e que as construções tenham mais qualidade. Com essa ação, a expectativa é de que haja um aumento de 10% na produtividade do setor e uma redução de custo que pode chegar a 20%, de acordo com estudos contratados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Os estudos da Agência revelam que somente 5% das empresas usam a ferramenta. Se metade da cadeia da construção (em faturamento) adotar a plataforma até 2028, haverá ganho de 7 pontos percentuais do PIB do setor, prevê.

Case do Exército será apresentado
Ainda na Qualicon, o coronel Washington Gultenberg de Moura Luke vai apresentar a bem-sucedida experiência do Exército Brasileiro na adoção do BIM em suas obras. Ele vai mostrar como a adoção do BIM se expandiu na organização. Ele destaca que as iniciativas no Exército se iniciaram com o desenvolvimento e utilização do sistema GIS Opus e evoluiu com a utilização e integração de processos BIM. O sistema OPUS controla planejamento, programação, acompanhamento e fiscalização, da execução de obras e serviços de engenharia do Exército, tanto em nível executivo quanto gerencial e estratégico. Utilizado pelos Departamentos de Engenharia e Construção e de Tecnologia, o Opus integrado com processos BIM foi disseminado pelos próprios oficiais, quando se movimentaram ocupando diferentes posições na estrutura da organização.

Qualicon 2018
Data/horário: de 07 a 09 de agosto de 2018 das 14h às 19h
Local: Carapina Centro de Eventos – Espírito Santo
Site: www.sinduscon-es.com.br
Telefone: 55 27 3434-2050
O que é: tradicional evento promovido pelo Sinduscon-ES para a construção civil capixaba que traz uma abordagem de temas relacionados à qualidade, inovação e tecnologia. Neste ano, o viés da Qualicon é a inovação, com palestras que permeiam a Indústria 4.0.
Compartilhar:


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h