ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Casa ou apartamento em módulos - Construtechs modernizam mercado imobiliário
31.07.2018   
Notícia - Sinduscon
Já imaginou comprar um apartamento e aumentar ou reduzir o número de cômodos ao longo de sua vida e conforme suas necessidades? Isso já é possível e demonstra que a indústria da construção cedeu aos encantos da inteligência artificial e da tecnologia.

Esse novo conceito no campo da arquitetura e design tem um DNA brasileiro. A startup pernambucana que está inovando ao criar um novo modelo de prédio onde os apartamentos são módulos (tipo um lego) que podem ser incorporados ou separados conforme a necessidade do proprietário chama-se Molegolar.

A tecnologia Molegolar torna os imóveis resilientes através da concepção de casas e edifícios compostos por módulos flexíveis que podem funcionar de forma independente ou podem ser combinados entre si para formar unidades de vários tamanhos em qualquer pavimento, a qualquer momento.

Esse exemplo de construtech será apresentado na Qualicon, um evento promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES) com palestras voltadas a engenheiros, arquitetos, empresários e estudantes.

O CEO fundador da Molegolar, Saulo Suassuna Filho, é quem fará a apresentação desse modelo inovador. “É uma forma nova e disruptiva de conceber os empreendimentos imobiliários. A concepção dos projetos é feita a partir de módulos que podem ser combinados ou descombinados para que ao longo da vida dos moradores do imóvel as residências podem ser aumentadas ou diminuídas conforme a necessidade do usuário em cada momento da sua vida”, explica Saulo.

Diante dessas vantagens vários incorporadores imobiliários se interessaram pela tecnologia Molegolar. No momento estão sendo construídos quatro edifícios com essa tecnologia.

Segundo Saulo, é a solução global para o primeiro e principal problema do mercado imobiliário: oferecer um produto estático para uma demanda dinâmica.

“O desenvolvedor pode moldar sua oferta para qualquer demanda existente, acelerando as vendas e reduzindo os riscos do empreendimento. Os clientes podem comprar módulos planejando toda a sua vida, aumentando ou reduzindo sua casa de acordo com sua fase ou situação de vida. Por exemplo, podem comprar 2 módulos, viver em um deles e alugar o outro até que seus filhos nasçam. Por outro lado, quando seus filhos crescerem e se casarem, ou saírem de casa, é possível reduzir sua residência, destacando módulos para atender sua nova necessidade de espaço”.

A flexibilidade dos módulos, que têm escrituras independentes, também favorece outras situações: em casos de herança, por exemplo, a partilha de bens é facilitada através da separação das escrituras entre os filhos, ou mesmo entre marido e mulher, em casos de divórcio.

“A partir desta reutilização de espaços ociosos, otimiza as áreas construídas, diminuindo a geração de resíduos e o desperdício de energia e recursos naturais do planeta em novos edifícios. Desta forma, a cidade se torna mais densa, melhorando a mobilidade e reduzindo as emissões de CO2. Concluindo, a Tecnologia Molegolar impacta positivamente o meio ambiente, a sociedade e a economia, reinventando a indústria imobiliária e melhorando a vidas das pessoas”, argumenta Saulo.

Serviço
Qualicon 2018 – rumo à inovação
O que é: evento técnico com temática voltada para a inovação, com palestras que mostram o antes, o durante e o depois do ciclo da produção imobiliária com uma pegada da Indústria 4.0.
Quando: de 7 a 9 de agosto, junto com a Expo Construções
Local: Centro de Eventos de Carapina
Informações e inscrições: www.qualicon-es.com.br
Compartilhar:


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h