ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 375 - 26.02.2019 
Tabela de emolumentos: continuamos sem resposta
 

Durante a audiência pública realizada na quarta-feira (20 de fevereiro) em Vitória com o ministro Humberto Martins, corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os advogados Luiz Antonio Lorenzon e Gilmar Custódio, representando o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES) e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-ES) apresentaram novamente um pleito do setor quanto à atualização das faixas de valores dos imóveis que determinam os custos dos emolumentos, registro no cartório de imóveis e outros serviços.

Ação neste sentido foi protocolada no Tribunal de ...
[leia mais]


Agenda de Diretoria - palestra multipropriedade
 

A Comissão da Indústria Imobiliária promoveu hoje uma palestra para as empresas associadas cujo tema foi "A Multipropriedade Imobiliária".

O palestrante, o consultor jurídico do Sinduscon-ES, Carlos Augusto da Motta Leal, falou sobre as regras para regulamentar o regime jurídico da multipropriedade de imóveis e seus registros, conforme a lei 13.777/2018, que alterou e introduziu novos dispositivos no Código Civil e na Lei de Registro Público.


91º Enic traz o futuro mais perto de você
 

Mais moderno, o 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado no próximo mês de maio, no Rio de Janeiro, traz o futuro para mais perto do seu público-alvo. Quem participar do evento, além de conhecer as tendências da construção civil no País, como a Construção 4.0 e o BIM (Building Information Model), conferirá como o setor da construção se prepara para manter-se na vanguarda tecnológica.

A quarta revolução industrial traz uma expectativa de crescimento econômico e reorganização do setor da construção, com o compartilhamento digital de informações, a produção digital (impressoras 3D e customização em massa), a automatização de processos mentais e a coleta de dados por sensores.

O resultado esperado é maior flexibilidade, velocidade de produção, qualidade do produto, produtividade, participação do cliente, além do surgimento de novos modelos de negócio.

O BIM, uma das tecnologias com maior probabilidade de aplicação e impacto na construção, já com uso obrigatório para as contratações de obras públicas a partir de 2021, está sendo acompanhado de perto pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Em 2015, a Comat/CBIC, em parceria com o Senai Nacional, deu início ao projeto de Disseminação do BIM, para democratizar o tema nacionalmente. Como resultado, a elaboração da Coletânea de Implementação do BIM para Construtoras e incorporadoras, disponível gratuitamente no site da entidade, e a realização de workshops regionais em diversos estados do país.

A relevância dessa iniciativa refletiu nacionalmente e uma nova etapa do projeto BIM Colaborativo, que visa viabilizar a introdução do BIM no cotidiano das empresas e profissionais da construção imobiliária, foi finalizada no último dia 13/02, em Brasília. Com a ajuda de consultores e desenvolvedores, as 14 empresas participantes escolheram softwares a ser implementados por cada um dos projetos piloto, que estão sendo desenvolvidos desde o ano passado.

Quer saber mais? Participe do 91º Enic, que vai discutir a indústria do amanhã. Inscrições podem ser efetuadas no site do evento www.cbic.org.br

Promovido pela CBIC e realizado pelo Sinduscon-Rio, com a correalização da Ademi-RJ e do Seconci-Rio, o 91º Enic reunirá empresários, executivos e profissionais da construção civil e da incorporação imobiliária, dirigentes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo em âmbito nacional, estadual e municipal, além de arquitetos, especialistas brasileiros e internacionais, acadêmicos, estudantes e profissionais da imprensa.


Índice de Confiança da Construção tem queda após 8 meses de melhoras
 

Após 8 meses seguidos de melhoras, o Índice de Confiança da Construção (ICST), da Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 0,4 ponto em fevereiro, atingindo a marca de 85 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador manteve-se em alta pelo sexto mês consecutivo, como mostra levantamento divulgado pela instituição nesta segunda-feira (25).

Para a Coordenadora de Projetos da Construção do Instituto Brasileiro de Economia da FGV IBRE, Ana Maria Castelo, a queda no ICTS de fevereiro não significa uma reversão. “Outros indicadores como o de evolução da atividade corrente e o ...
[leia mais]


Venda de imóveis sobe 19,2% em 2018, mas contratos do MCMV preocupam setor
 

O Brasil teve um crescimento de 19,2% na venda de imóveis novos em 2018, com 120.142 unidades negociadas, além de 3,1% a mais nos lançamentos, totalizando 98.562 unidades lançadas. O dado faz parte do estudo ‘Indicadores Imobiliários Nacionais’, divulgado na segunda-feira (25), em São Paulo (SP), com números do último trimestre do ano passado. “Este é o melhor trimestre da nossa série histórica. Mas nos preocupa a queda de mais de 80% nas contratações do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV)  – passando de 78 mil em janeiro de 2018 para 14 mil em janeiro de 2019, por diversos fatores”, afirmou José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção ...
[leia mais]


Parabéns às empresas aniversariantes de fevereiro
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de fevereiro, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Comer Construtora e Incorporadora
Construtora Canal
Construtora Soeiro & Tristão
Moremais Desenvolvimento Imobiliário
Shangay Construtora e Incorporadora
Vivace Engenharia
WL Empreendimentos


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h