ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h às 12h e 13h às 17h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Fornecedores 90 anos
Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• CONVENÇÃO COLETIVA 2021
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 460 - 02.07.2020 
CUB varia 0,03% em junho
 

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Estado do Espírito Santo teve uma variação de 0,03% em junho. O metro quadrado do CUB médio passou para R$ 1.728,69. A variação acumulada no ano é de 2,64%.

O CUB por metro quadrado é um indicador de custos do setor que acompanha a evolução dos preços de materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos. O CUB é calculado pelo Sinduscon-ES.

Dos itens que fazem parte da cesta básica de materiais, os que mais subiram em fevereiro foram: bloco cerâmico (1,82%) e cimento (0,56%). 

A variação do CUB desonerado em junho foi de 0,04%, e o valor do custo médio é de R$ 1.627,54.


Caixa vai cobrir ITBI e custo cartorário em financiamento da casa própria
 

A Caixa Econômica Federal anunciou hoje que vai passar a incluir o valor do ITBI (Impostos sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e os custos cartorários em novos contratos de financiamento imobiliário. Até então, o mutuário precisava arcar com essas despesas sozinho. Além disso, o banco público anunciou que o registro de imóveis passará a ser eletrônico, o que deve reduzir o tempo de espera de 45 para 5 dias.

A inclusão do ITBI e dos custos cartorários já está disponível a partir de hoje para novos contratos de financiamento assinados em todas as agências da Caixa no país. A nova medida já estava ...
[leia mais]


Termina amanhã prazo para inscrição no Catálogo de Fornecedores da Cadeia de Petróleo e Gás - Edição 2020/2021
 

Mais de 200 empresas já se registraram no Catálogo de Fornecedores da Cadeia de Petróleo e Gás - Edição 2020/2021, o qual a Findes, por meio do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, está elaborando.

A última edição do catálogo identificou 467 empresas capixabas em 5 categorias de fornecimento distintas.
 
Para inserir sua empresa na nova edição, basta preencher o  formulário no link abaixo, independentemente de estar listada ou não nas edições anteriores.  
 
 
O formulário estará aberto até o dia 03.07 (sexta-feira).
 
O catálogo tem como objetivo divulgar as competências das empresas capixabas para operadoras, afretadoras, entidades e players do setor de P&G.
Para fazer parte desse documento, é necessário atender às seguintes condições:
  • Já ser fornecedora ou ter competência para atender à cadeia de P&G
  • Ser capixaba ou ter unidade situada no Espírito Santo
 
Atenção:
Somente as empresas que registrarem os dados no formulário estarão aptas a serem incluídas no catálogo, independentemente de estarem ou não listadas nas edições anteriores.
Não há custo para inserção de empresas nessa publicação, mediante atendimento dos critérios acima apresentados.
 
Caso queira acessar as versões anteriores do catálogo de Fornecedores, clique aqui.


Boas práticas no combate à Covid-19 é tema de webinar hoje, 16h
 

Seconci-ES, Sesi/Senai, Suzano, ArcelorMittal, Vale e Petrobras vão apresentar as práticas adotadas para combater a Covid-19 e protocolos adotados nas operações das empresas, visando a segurança das pessoas. O webinar acontece hoje de 16 às 18 horas, na plataforma Teams. 


Reunião com a Caixa na próxima terça-feira, dia 7 de julho
 

Novas contratações, FGTS, taxas e financiamento estão na pauta da reunião online que vai acontecer com representantes da Caixa na próxima terça-feira, dia 7 de julho. O encontro é uma promoção das diretorias de Habitação de Interesse Social e da Indústria Imobiliária do Sinduscon-ES e contará também com a participação de Carlos Passos, que é o vice-presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC.

O horário é de 10 às 11h30.

Pauta

Apresentação da nova estrutura da Caixa no Espírito Santo (Superintendência e Gihab)

Medidas anunciadas pela Caixa para a construção civil durante a pandemia

Divulgação das atuais condições Caixa para o financiamento imobiliário

Inscreva-se antecipadamente para esta reunião:
https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZYuce6urzIvGNyQswodSBcQRz15lfuI2cx1

Após a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar na reunião.


ABNT publica norma sobre sistemas prediais de água fria e água quente
 

A norma ABNT NBR 5626 Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção, elaborada pela Comissão de Estudo de Sistemas Prediais de Água Fria e Água Quente (ABNT/CB-002/ CE-002:146.003), foi publicada na última segunda-feira (29/6). Ela cancela e substitui as normas ABNT NBR 7198:1993 e ABNT NBR 5626:1998, tendo sido a última tecnicamente revisada.

A revisão da ABNT NBR 5626 incorporou em seu escopo as instalações prediais de água quente, além de ter aprofundado nos temas manutenção e operação dos sistemas prediais de água quente e fria.

Os requisitos estabelecidos tratam fundamentalmente do respeito aos princípios de bom desempenho dos sistemas, uso racional de água e energia, bem como de garantir a preservação da potabilidade da água. Recomenda-se que os requisitos estabelecidos nesta Norma sejam observados por projetistas, construtores, instaladores, fabricantes de componentes, concessionárias e pelos próprios usuários.

A ABNT NBR 5626 é aplicável ao sistema predial que possibilita o uso da água potável fria e quente em qualquer tipo de edifício, residencial ou não. A Norma não se aplica ao uso da água não potável, água em processos industriais e processos intrínsecos a equipamentos específicos.

Importante salientar a não aplicação desta norma aos projetos de construção que tenham sido protocolados para aprovação no órgão competente pelo licenciamento anteriormente à data de sua publicação como Norma Brasileira, nem àqueles que venham a ser protocolados no prazo de até 180 dias após esta data, devendo, neste caso ser utilizada a versão anterior da ABNT NBR 5626:1998.

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por meio de seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), acompanhou todo o processo de elaboração do Projeto de Revisão e divulgou a sua Consulta Nacional e recentemente sua Publicação no Portal de Normas Técnicas da entidade.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. Pormeio do cadastro gratuito poderá ter mais informações dessa e de outras normas da ABNT.

Os temas tratados têm interface com o Projeto ‘Inovação e Tecnologia’ da CBIC com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050
(27) 99316-1611
8h às 12h e 13h às 17h