LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 461 - 07.07.2020 
Estrutura de relacionamento comercial da Caixa é apresentada em reunião
 

O Sinduscon-ES promoveu hoje uma reunião online com participações da Caixa e da CBIC onde foram abordados assuntos relacionados à nova estrutura comercial do banco e aos financiamentos habitacionais.

José Carlos Martins, presidente da CBIC, frisou o trabalho que a entidade tem feito no sentido de manter o setor funcionando e os pagamentos em dia. Segundo ele, os resultados positivos desse trabalho se refletem no cenário atual, onde a construção civil não registra tantas perdas.

“Espera-se nos próximos dias medidas que alavanquem o setor na área de regularização fundiária e redução de juros. Precisamos estar organizados para fazer as mudanças que vêm pela frente. Dentro do Congresso Nacional há muita coisa para acontecer, como licenciamento ambiental, marco regulatório das PPPs, problemas com o FGTS. Há mais de 200 projetos dentro do Congresso tentando desviar o uso do FGTS”, comentou Martins, para quem o setor deve saber aproveitar essa onda da valorização da casa própria.
 
Em torno de 80 empresários da construção civil capixaba acompanharam a reunião pelo zoom e pelo canal do Sinduscon-ES no Youtube.

O superintendente de Rede da Caixa no Estado, Denis Matias, apresentou as mudanças na estrutura de relacionamento comercial da Caixa. Ele mostrou dados que apontam que houve um crescimento de 34% nos valores das contratações de habitação feitas de 2019 para 2020 no Espírito Santo.

Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC, participou da reunião e disse que as empresas estão em processo de adaptação à nova estrutura de atendimento implantada na Caixa, que é natural que isso leve um tempo para acontecer. Carlos defendeu a redução de juros para o setor habitacional. “Nós somos herdeiros de um país com inflação muito alta e por conta disso herdamos também referência de juros muito elevada”.

A íntegra da reunião, incluindo toda a apresentação do superintendente da Caixa, está disponível no cabal do Sinduscon-ES no Youtube. Só acessar https://www.youtube.com/watch?v=kuOmYazupG8


Quarta rodada da pesquisa sobre contágio da Covid-19 nos canteiros de obras
 

Está sendo feita a quarta pesquisa sobre a situação do contágio da Covid-19 nos canteiros de obras do estado. É muito importante a participação da sua empresa. A pesquisa é totalmente online e pode ser respondida em poucos minutos.

As informações obtidas serão apresentadas ao governo do Estado junto com as tratativas de manutenção do funcionamento das obras. Desta forma, solicita que cada empresa (empresário ou diretor de engenharia) preencha o formulário clicando aqui.

Aproveitamos para reforçar a importância das medidas de prevenção e proteção nos canteiros de obras.

Dúvidas e outras informações, favor entrar em contato com Nemézio, gerenciatecnica@sinduscon-es.com.br, 99941-7599, ou Nívia, economia@sinduscon-es.com.br.


Governo federal lança programa habitacional neste mês de julho
 

O governo federal deve lançar ainda neste mês de julho um novo programa habitacional em substituição ao Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O ‘Casa Verde Amarela’ prevê financiamento com taxas de juros menores e incentivos para legalização fundiária de cerca de 12 milhões de imóveis de baixa renda no país. O programa também prevê auxílio a pequenas reformas habitacionais em unidades definidas pelas prefeituras.

O objetivo, segundo o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, em live semanal do presidente da República, Jair Bolsonaro, no dia 3, reforçada em entrevista publicada nesta segunda-feira (6), no jornal Valor Econômico, é dar acesso ao financiamento imobiliário a um maior número de famílias.

Ainda de acordo com o ministro Rogério Marinho, há um processo de negociação com o Ministério da Economia e a Caixa Econômica Federal para a diminuição dos juros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Como ele é remunerado pelo Sistema Financeiro Habitacional, tem um percentual do recurso que ele aporta que tem que ser pago anualmente, em torno de 5% ao ano. A ideia é diminuir esse aporte, o que deve permitir o aceso de pelo menos 1 milhão de novas famílias a empréstimos habitacionais.

A íntegra da entrevista ‘Programa habitacional buscará regularização de imóveis de baixa renda’ está disponível no Valor. Acesse o site.


Construção civil defende prorrogação da desoneração da folha
 

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) enviou Nota Técnica ao ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a prorrogação da desoneração da folha de pagamento prevista no Projeto de Lei de Conversão nº 15/2020 da Medida Provisória 936, que trata do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego.

No documento, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, destaca a relevância da desoneração da folha de pagamento no cenário atual, em que empresas de diversos setores vêm enfrentando dificuldades face à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), entre eles o da construção ...
[leia mais]


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• CONVENÇÃO COLETIVA 2021
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h