LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 486 - 13.10.2020 
Aumento no custo com materiais foi o maior dos últimos 18 anos
 

O custo com materiais e equipamentos apresentou elevação de 3,08% em setembro, a maior desde dezembro de 2002 (3,63%), ou seja, dos últimos 18 anos. É o que revela o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI), calculado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que aumentou 1,16% em setembro em relação ao mês anterior e acumulou alta de 4,87% nos primeiros nove meses de 2020 e 5,32% em 12 meses. Já o custo com a mão de obra medido pelo INCC-DI ficou estável.

“O centro da meta inflacionária para 2020 é de 4%, o que reforça o quanto o aumento do custo com materiais foi expressivo em setembro”, ressalta a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

Nos últimos quatro meses, a construção tem sofrido com as altas elevadas em seus insumos, e que são confirmadas nos resultados do INCC-Materiais e Equipamentos, que é um dos grupos componentes do INCC-DI. De janeiro a maio esse indicador aumentou 2,75%, enquanto no período de junho a setembro o incremento verificado foi de 6,99%.

Assim, no acumulado de janeiro a setembro, o custo com materiais e equipamentos apresentou alta de 9,93%.

“Passados 26 anos do Plano Real (julho/1994), o setor vivencia aumentos exagerados de preços dos seus insumos básicos. Cabe destacar que a construção manteve suas atividades, mesmo durante o auge da pandemia provocada pelo novo coronavírus, contribuindo para a geração de emprego e renda na economia”, salienta a economista, ressaltando, entretanto, que os aumentos expressivos dos materiais podem prejudicar o andamento das obras e, consequentemente, o desempenho do setor.

No dia 14 de setembro, a CBIC entregou à Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia documento com evidências sobre abusos no aumento do preço de materiais de construção durante a pandemia. O material demonstra causas e consequências para os aumentos e para o desabastecimento de materiais de construção, além de apresentar propostas para mitigar os seus efeitos na economia nacional.


Indústria Summit debate ´Principais setores produtivos do ES: Cenários e perspectivas´
 

No próximo dia 20 de outubro, às 16 horas, acontece o primeiro episódio do Indústria Summit que terá como convidados a ArcelorMittal, Petrobras, Suzano e Vale para debater os cenários e as perspectivas dos principais setores produtivos do Estado. 

O projeto visa conectar oportunidades e apresentar as perspectivas do setor industrial, reunindo representantes das grandes plantas capixabas com importantes discussões e trocas de conhecimento.

Para enriquecer ainda mais o debate, também vão participar representantes da indústria, para contextualizar o tema e trazer uma visão mais profunda do panorama atual e as oportunidades para os fornecedores capixabas que desejam aperfeiçoar suas estratégias neste momento. Inscreva-se. 

20 de outubro
16 horas
Convidados: ArcelorMittal | Petrobras | Suzano | Vale

O projeto Indústria Summit contará com um misto de ações virtuais com o propósito de reconectar os atores da indústria capixaba e proporcionar a conexão entre os visitantes e expositores da ExpoConstruções, MecShow e ES Oil&Gas, além de promover uma atualização com o conteúdo inédito e relevante. Clique aqui e saiba mais sobre o projeto. 


Sinduscon-ES na Mídia
 

Confira artigo do presidente do Sinduscon-ES, Paulo Baraona, publicado no jornal A Gazeta, abordando "O labirinto das obras públicas". 


MDR regulamenta Casa Verde e Amarela
 

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) divulga nesta quinta-feira (8) a regulamentação do Casa Verde e Amarela. O regulamento vai definir a forma de atualização das faixas de renda e dos subsídios do programa.

Lançado em agosto, o Casa Verde e Amarela busca ampliar o acesso de cidadãos ao financiamento da casa própria e promover a regularização fundiária.

O programa é constituído por recursos de dotações orçamentárias da União; do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS); do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR); do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS); do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); operações de crédito da União com organismos multilaterais de crédito; além de outras contrapartidas financeiras, doações públicas e privadas e recursos oriundos de fontes nacionais e internacionais.


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de outubro
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de outubro, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Este mês é especial também para o Sinduscon-ES, que, com a força do associativismo, chega aos 86 anos de fundação.

Destefani Construtora e Incorporadora
Domo Participações e Empreendimentos
GJ Instaladora e Serviços Hidráulicos
Julio Miranda Ramires Silva Engenharia
Pinturas Ypiranga
Realeza Serviços
R.M.C. Construções
Solar Empreendimentos


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• CONVENÇÃO COLETIVA 2021
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h