ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 81 - 10.09.2015 
Encontro Setorial da Qualidade na Habitação
 

A Câmara Setorial das Indústrias de Materiais de Construção convida para o primeiro Encontro Setorial da Qualidade na Habitação – Qualihabit que será realizado nesta terça-feira, dia 15 de setembro, das 14 às 18 horas, no auditório da Findes (9º andar).
Na ocasião serão apresentadas experiências de sucesso da cadeia produtiva quanto à implantação de sistemas de gestão da qualidade, normatização e desempenho de produtos, bem como as oportunidades de negócios nos programas habitacionais. A confirmação de presença pode ser feita pelo site www.sistemafindes.org.br/eventos ou pelo telefone 3334-5680.


Perda do grau de investimento aprofunda crise e acende novo alerta na construção civil
 

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) avalia como extremamente grave a perda do grau de investimento do Brasil. A decisão anunciada pela Standard & Poor’s aprofunda o cenário de incerteza e desconfiança que impede o necessário movimento de retomada da atividade econômica brasileira e terá impacto sobre o setor. Responsável por mais da metade dos investimentos executados no país, a indústria da construção prevê a desmobilização de investimentos em projetos estruturantes, a redução da oferta de crédito e um aumento do custo de capital. Esse quadro pode inviabilizar o setor, que já administra perdas irreparáveis impostas pela combinação de alta da inflação com o corte nos investimentos e desembolsos do governo federal. “Nossa preocupação é grande”, diz José Carlos Martins, presidente da CBIC. “Essa decisão é o resultado mais drástico dos efeitos do gasto público descontrolado e da insegurança que abate o setor produtivo”.
 
Segundo ele, a decisão da agência de risco tornou-se o ápice de uma agenda negativa composta pela queda no resultado do PIB e da atividade industrial, aumento do desemprego, pela indefinição em torno do Orçamento de 2016 e a escalada do dólar. “Há até mesmo um impacto psicológico. Quem está disposto a investir freia naturalmente, por insegurança”, diz Martins, para quem a inibição da entrada e da permanência de capital estrangeiro esvazia as oportunidades de recuperação da indústria da construção. O setor avança pelo segundo semestre acumulando retração de 8,4% e estima fechar 2015 com a demissão de 500 mil trabalhadores.
 
“A perda do grau de investimento comprova, da pior maneira possível, o que temos dito: a atual política econômica está equivocada”, avalia o presidente da CBIC. A indústria da construção tem cobrado do governo federal maior rigor no gasto público, com uma revisão de prioridades para abrir novas margens para investimento. “Não há como sair da crise sem enfrentar esse debate. É preciso melhorar a qualidade do gasto público”, diz Martins, frisando que o aumento da carga tributária pode melhorar a arrecadação federal, mas certamente enxugará o setor produtivo. “Temos trocado o benefício ao conjunto da sociedade, ao cidadão, pelo descontrole nos gastos, pelo pagamento de juros absurdos, por um risco Brasil muito maior. A sociedade brasileira não aguenta mais”.

 

 


ENIC 2015: vice-presidente do Sinduscon-ES será expositor no painel de debates Formação de Preços nas Obras Públicas
 

O vice-presidente do Sinduscon-ES, Paulo Baraona, será um dos expositores do painel de debates “Formação de preços nas obras públicas” que acontece no dia 24 de setembro, durante o 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Salvador, na Bahia.
Em sua apresentação, ele vai abordar os principais entraves para que o construtor possa apresentar um orçamento equilibrado e realista nas licitações públicas.


Evento aborda o futuro do mercado imobiliário
 

Na próxima terça-feira, dia 15 de setembro, a Zap promove um ciclo de palestras que vai abordar o futuro do mercado imobiliário. Eduardo Zylberstajn, coordenador do índice FipeZAP, falará sobre atualidade e perspectivas para o mercado imobiliário brasileiro. Em outra palestra, o diretor da Porto Seguro, José Carlos de Lucca vai abordar garantias locatícias. Patrick Costa, diretor executivo da Rede Imvista fará a terceira palestra cujo tema é “A era do compartilhamento”. Finalizando, Diego Ramos, diretor da empresa Fotografia Imobiliária vai falar sobre fotos que vendem. O evento será realizado no Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá, com início às 8 horas. A participação é gratuita e a confirmação de presença deve ser feita pelo email rsvp@zapcorp.com.br até o dia 14 de setembro.


Oficina gerencial sobre Participação nos Resultados, Regimento Interno e Contrato de Trabalho
 

Amanhã, dia 11 de setembro, das 13 às 18 horas, será realizada no Sinduscon-ES uma oficina gerencial para empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Promovida pela Comissão de Relações Trabalhistas do Sinduscon-ES e Sebrae, a oficina consiste em uma consultoria coletiva onde os empresários aprendem ferramentas eficientes com enfoque nas temáticas Participação nos Resultados, Regimento Interno e Contrato de Trabalho.  

O instrutor da oficina é Flávio Celso Santos Rosa, formado em Administração, consultor trabalhista, previdenciário e perito judicial. Os interessados podem ser inscrever no site do Sinduscon-ES ou clicando aqui. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Informações 3434-2063.


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h