ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 85 - 24.09.2015 
Indústria da construção anuncia projeto para controlar gasto público
 

A indústria da construção vai apresentar um projeto de iniciativa popular para estabelecer mecanismos que impeçam o aumento de gastos quando as contas públicas registrarem déficit. Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins anunciou a iniciativa na quarta-feira, (23/09), durante a abertura do 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC 2015), na Bahia. "Propomos um movimento apartidário da sociedade civil, para sinalizar à comunidade política a seriedade do nosso compromisso com uma nova etapa na história do Brasil. Serão necessárias 1,5 milhão de assinaturas. Preparemo-nos para buscá-las", disse Martins.

 
Tendo por inspiração a Lei da Ficha Limpa, a CBIC vai trabalhar em um projeto que aperfeiçoe a Lei de Responsabilidade Fiscal. A proposta foi recebida calorosamente pelo público que lotou oTeatro Castro Alves (TCA), um dos emblemas culturais da cidade de Salvador (BA). A cerimônia teve como grande atração a Orquestra Neojibá. Autoridades, políticos e representantes do setor prestigiaram o evento, que acontece até sexta-feira (25/09), com painéis, palestras técnicas e debates no SENAI/CIMATEC, em Piatã. O encontro é idealizado pela CBIC e realizado pelo SINDUSCON-BA e pela ADEMI-BA. Entre os patrocinadores, estão FIEB, Caixa Econômica Federal e o Governo Estadual.
 
Na abertura, a CBIC apresentou os vencedores do Prêmio de Responsabilidade Social e rendeu homenagens à idealizadora do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC), Maria Helena Mauad. Entre as autoridades presentes, estiveram o Ministro das Cidades Gilberto Kassab, o governador Rui Costa, o prefeito ACM Neto, o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador) Paulo Câmara, secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Carlos Martins, vice-presidente da Fieb, Josair Santos Bastos, a secretária de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, o secretário-executivo do Ministério das Cidades Elton Santa Fé Zacarias, o diretor superintendente do Sebrae Bahia Adhvan Furtado, o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica, Nelson Sousa e o diretor da CNI e presidente da Fieto Roberto Magno Martins Pires.
 
“A Bahia tem se destacado na indústria da construção, em âmbito nacional. E nós queremos mais. Queremos continuar investindo em políticas como o Minha Casa, Minha Vida, que é tão importante para os cidadãos baianos”, destacou Rui Costa.
 
Para ACM Neto e Nelson de Souza, vice-presidente de Habitação da Caixa, o encontro servirá de oportunidade para repensar o setor da construção no Brasil: “Acredito que o ENIC vai nos ajudar a discutir saídas estruturais, para que possamos superar a crise, com a retomada dos empregos e da economia”, ressaltou Neto. “Através dos painéis que teremos aqui, tenho certeza que conseguiremos levantar alternativas sustentáveis para o setor da construção civil no Brasil”, complementou Nelson.
 
O enfrentamento à crise econômica também foi apontado pela Ademi e pela Sinduscon como o grande desafio do ENIC 2015: “Queremos criar um novo cenário para atrairmos a confiança dos investidores”, explicou Luciano Muricy. “Acredito que conseguiremos propor saídas que contribuirão para o fim da instabilidade econômica no Brasil, aumentando a construção de novos empreendimentos e criando novas oportunidades de negócio”, pontuou Carlos Henrique Passos.

Para conferir o discurso na íntegra do presidente da CBIC, José Carlos Martins, clique aqui.

 

TEMAS DE DEBATES DESTA QUINTA-FEIRA
 
•          PAINEL 1: “Brasil: o desafio do desenvolvimento sustentável”,
ministrada pelo economista Eduardo Gianetti, das 9h30 às 12h30, no SENAI/CIMATEC.
 
•          Iniciativas em Energia Solar e Propostas para a Indústria da
Construção.
 
•          Fontes de recursos para o setor imobiliário.
 
•          Formação de preços nas obras públicas.
 
•          Implantação da Norma de Desempenho nos programas do governo.
 
•          Normas técnicas – polêmicas
 
•          Finalista Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade – Quais melhorias
as usinas de concreto o processo traz?
 
•          Conta de jovens aprendizes, de deficientes; trabalho análogo ao
escravo acidente de trajeto e subcontratação e terceirizações.
 
•          Gestão compartilhada como fator de sucesso na implantação eficiente de
projetos.
 
•          Novo sistema online de cálculo do custo unitário básico da construção – avaliação e implementação.
 
•          Produtividade na construção civil.
 


Pronatec: sua empresa pode participar indicando demanda por cursos
 

Para ajudar o governo a compor a planilha de cursos a serem ofertados pelo programa Pronatec, as empresas podem participar indicando o tipo de formação que apresenta maior demanda nos seus devidos setores.

No site do Sinduscon-ES, dentro das ações da Comissão de Recursos Humanos há um link com todos os formulários que devem ser preenchidos. Para participar, basta acessar aqui. 


Comissão de Recursos Humanos convida para reunião
 

A Diretoria de Recursos Humanos do Sinduscon-ES convida para a reunião que será realizada na próxima quarta-feira, dia 30 de setembro, a partir das 8h30, na sede do Sinduscon-ES.
As atividades da CRH têm por objetivo desenvolver ações, projetos e serviços que proporcionem o desenvolvimento do setor no que tange as pessoas e a área de recursos humanos e saúde e segurança.
A comissão conta com membros de empresas do ramo da construção civil e as reuniões acontecem mensalmente para traçar objetivos e acompanhar os trabalhos propostos.
Informações com Giselle Vasconcellos, no 3434-2050 ou e-mail rh@sinduscon-es.com.br.


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h