ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 86 - 29.09.2015 
Dia da Categoria será comemorado em 9 de outubro
 

Informamos que, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho em vigor, este ano o dia da categoria recairá no dia 09 de outubro, sexta-feira, não havendo jornada de trabalho.
Cláusula 54 – DO DIA DA CATEGORIA
“Conforme Lei Estadual nº 9275/2009 o dia 06 de outubro é a data comemorativa do Dia Estadual do Trabalhador da Construção Civil. Quando a data recair em dia útil que não for sexta-feira, a comemoração será realizada na primeira sexta-feira subsequente, não havendo nesse dia jornada de trabalho. ” (CCT 2014/2016).


Eduardo Gianetti traça panorama da economia brasileira no ENIC 2015
 

“Brasil: o desafio do desenvolvimento sustentável” foi o tema do painel ministrado pelo economista Eduardo Gianetti, na manhã de quinta-feira (24/09), no 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção, ...
[leia mais]


CBIC e parlamentares discutem crise e propostas para o crescimento sustentado do país
 

O painel “Reformas necessárias para o crescimento sustentado do Brasil”, realizado na sexta-feira (25), último dia do 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC 2015), foi apresentado pelo senador Walter Pinheiro (PT/BA), pelos deputados Antônio Imbassahy (PSDB/BA) e Carlos Marun (PMDB/MS), e pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. O jornalista Valdo Cruz foi o mediador do debate, que girou em torno da crise política e econômica do país e de medidas para a retomada do crescimento.
O presidente da CBIC, José Carlos Martins, agradeceu aos parlamentares pela coragem de estarem no evento, representando ...
[leia mais]


Giro pelas Comissões Técnicas no Enic 2015
 

Comat
A Comissão de Materiais e Tecnologia (Comat) debateu com especialistas do setor o panorama atual da nova Norma de Desempenho para edificações habitacionais, aplicada em programas de governo. O professor Orestes Gonçalves apresentou um painel com os resultados alcançados pelo grupo técnico do Ministério das Cidades, no sentido de facilitar o compartilhamento de ensaios que já atendem à nova norma, editada em 19 de fevereiro de 2013 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e em vigor desde então.
Normas da ABNT para acústica em habitações e para avaliação de conformidade de projetos também fizeram parte de um segundo painel no primeiro dia de debates. AComat apresentou ainda três finalistas do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade.
No segundo dia, a comissão discutiu o BIM e a tecnologia contour crafting (impressora 3D para construção). Os palestrantes convidados foram Rogério Suzuki (RS Consultoria), Bruno Angelim (FortBIM Engenharia), Marcos Novaes (CooperCon / CE) e Behrokh Khoshnevis, diretor do Centro de Tecnologias de Fabricação Rápida Automatizados (CRAFT).
 
CII
O primeiro dia da Comissão de Indústria Imobiliária (CII) aconteceu em tom positivo, com um convite para se olhar para o futuro e pensar soluções, apesar das dificuldades do cenário econômico atual. Presidida por Flávio Prando, vice-presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), os participantes da CII debateram as opções de funding para o crédito imobiliário, com destaque para o FGRS, cujas diretrizes foram apresentadas por Alfeu Garbin, gerente nacional do ativo do FGTS/Caixa. Segundo ele, o Fundo de garantia tem orçamentos robustos aprovados até 2018.
Já o diretor de crédito imobiliário do Banco do Brasil, Hamilton Rodrigues da Silva, falou sobre a linha de crédito imobiliário a partir dos recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que cresceu nos últimos dez anos e vinha impulsionando o setor, mas demonstrou uma queda em 2015, devido ao aumento da taxa Selic (14,25).
Diante dos obstáculos enfrentados nas duas mais tradicionais fontes de investimento do mercado imobiliário, o vice-presidente de habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, as soluções para enfrentar a crise passam pela desburocratização do setor e pela união de forças entre os poderes público e privado. “São nos momentos de dificuldade que encontramos oportunidades”, disse.
 
Meio Ambiente
A CMA foi aberta com um painel propositivo sobre iniciativas em energia solar. Entre os participantes estavam o consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Àlvaro Silveira, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Jorge Paglioli Jobim. O BID é a principal fonte de financiamento de projetos de energia solar da América Latina e Caribe e, segundo Silveira, o banco prevê aumentar o apoio ao setor nos próximos anos.
Para Jobim, o Brasil já é uma referência em energia renovável, mas ainda tem um longo caminho pela frente. “A introdução da geração elétrica distribuída ainda é um desafio para o Brasil”, disse o diretor do MME. No segundo painel do primeiro dia da CMA, foram lançadas três publicações, o guia de Compra Responsável, o guia de Orientação para o Licenciamento Ambiental e o Mapeamento de Incentivos Econômicos para a Construção Sustentável. No último painel do dia, os advogados Marcelo Buzaglo Dantas e Érica Rusch falaram sobre legislações ambientais e deram orientações a empresários.
A comissão, que é presidida pelo membro do Conselho Consultivo da Ademi-BA Nilson Sarti, realizou hoje um painel sobre gestão e soluções para escassez de recursos hídricos e outro sobre iniciativas inovadoras para gestão de resíduos.

 

 

 


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h