ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 159 - 10.08.2016 
Agenda Diretoria - Reunião sobre cobrança mínima feita pela Cesan
 

O vice-presidente do Sinduscon-ES, José Elcio Lorenzon promoveu na terça-feira, dia 9, uma reunião com a Agência Reguladora de Saneamento Básico e de Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi) para falar sobre o critério de  cobrança adotado pela Cesan na conta de água e da necessidade de revisão dos valores da tarifa. Esse critério tem trazido prejuízo para os consumidores, principalmente em relação a unidades comerciais.
 
A reunião contou com a participação do ex-presidente do Sinduscon-ES, José Eduardo Kossatz de Berrêdo, do diretor Rodrigo Gimenes e do advogado Luiz Antonio Lorenzon.
 
A Arsi esteve representada pelo seu diretor geral, Antônio Julio Castiglioni, pela diretora técnica Kátia Muniz Côco e pela gerente de Estudos Econômicos e Tarifários Odylea Oliveira de Tassis.
 
O objetivo do encontro foi solicitar à Agência Reguladora uma intervenção que promova mudanças no critério de apuração de consumo praticado pela Cesan. O diretor reconheceu a necessidade de mudança e disse que no momento está sendo contratada uma consultoria que fará um estudo que aponte novos critérios de remuneração de valores por taxa de consumo. No entanto, a expectativa é de que estude leve cerca de 18 meses para ser concluído.
 
Entendo a urgência que o tema sugere, uma nova reunião ficou marcada para setembro, ocasião em que a Agência vai apresentar alguma medida paliativa para o problema.


Construção civil defende reformas para reanimar a economia
 

Empresários e dirigentes da construção civil avaliam ter sido estancado o processo de deterioração da economia brasileira e defendem um avanço mais rápido na adoção de medidas que recuperem a confiança do empreendedor e melhorem o ambiente de negócios no país. “O Brasil hoje é um doente terminal que estabilizou na UTI. Agora, precisa sair de lá”, diz José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

“Esse é o momento de construirmos uma arrancada e reanimar a economia. A construção civil tem grande contribuição a dar, pois é um setor que responde rápido na geração ...
[leia mais]


Missão técnica e empresarial à Cachoeiro Stone Fair e visita à fábrica da Premobras
 

A Comissão de Materiais e Tecnologia do Sinduscon-ES está organizando uma visita à Feira Internacional do Mármore e Granito - Cachoeiro Stone Fair na próxima semana, dia 25 de agosto, com direito a participar da programação técnica, incluindo palestra da arquiteta Liliam Araújo sobre Norma de Desempenho.

No mesmo dia será feita uma visita técnica à Premobras, que produz pré-fabricados de concreto.

No momento o Sinduscon-ES está recebendo a inscrição dos interessados em participar. Basta entrar em contato com Nemézio ou Ana Luiza no telefone 3434-2050.

 


Workshop armadura pronta soldada
 

A Centralfer e a ArcelorMittal promovem na próxima quinta-feira, dia 11, um workshop em Cachoeiro para tratar do tema armadura pronta soldada. A inscrição e gratuita. Participe e amplie seus conhecimentos sobre a industrialização da construção civil.

DATA: 11 | AGOSTO | 2016
HORÁRIO: 18h45
LOCAL: CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO CAMPUS I
Rua São Camilo de Léllis, nº 1, Bairro Paraíso, Cachoeiro do Itapemirim
PROGRAMAÇÃO E PALESTRANTES
18h45 | Abertura Palavra da São Camilo e ArcelorMittal
19h00 | Vídeo Case Shopping Vila Velha
19h20 | Corte e Dobra, APS - Armadura Pronta Soldada e Corte de Cordoalha
Frederico Maia (Gerente Industrial - Centralfer) e Vitor Noronha (ArcelorMittal)
19h50 | Laje Protendida
Engº Antônio Batista (Diretor - Lorenzini Protensão)
20h20 | Depoimentos de parceiros
Engº Marco A. Brunetti , Engº Jairo Di Giorgio, Engº Eduardo Cortez
20h40 | Debate
21h15 | Coquetel de Encerramento
INFORMAÇÕES: (28) 2101-7250
cachoeiro@rdgacosdobrasil.com.br


Norma de esquadrias para edificações segue em consulta pública até o dia 14 de agosto
 

Consta em consulta nacional até o próximo dia 14 de agosto a revisão da ABNT NBR 10821 – Esquadrias para Edificações. Em reunião na última quinta-feira (04/08), na sede da CBIC, a coordenadora da Comissão de Estudo Especial de Esquadrias da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – CEE-191-Esquadrias, Fabíola Rago Beltrame, apresentou aos membros da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/CBIC) a situação atual da Norma de Esquadria (NBR 10821).

Dividida em cinco partes, Esquadrias externas e internas – Terminologia (Parte 1), Esquadrias externas – Requisitos e Classificação (Parte 2), Esquadrias externas e internas – Métodos de ensaio (Parte 3), Esquadrias externas – Requisitos adicionais de desempenho (Parte 4) e Esquadrias externas – Instalação e manutenção (Parte 5), a norma está relacionada a várias outras normas técnicas entre elas a ABNT: NBR 7199:2016, que trata de Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações; NBR 15575-4:2013 - Edificações habitacionais — Norma de Desempenho (Parte 4): Requisitos para os Sistemas de Vedações Verticais Internas e Externas (SVVIE), e NBR 15737:2009 - Perfis de alumínio e suas ligas com acabamento superficial - Colagem de vidros com selante estrutural.

Sobre a questão da instalação e manutenção, Fabíola Beltrame destacou os cuidados que a empresa precisa ter com o recebimento e armazenamento das esquadrias. “É preciso prever locais adequados para armazenar os materiais”, destacou Beltrame, ressaltando também a necessidade de que as esquadrias sejam estocadas e protegidas da ação do sol e da chuva, sobre estrados fora do contato com o chão.  Em razão da importância do assunto para o setor da construção, ficou decidido que a CBIC, juntamente com as associações de Alumínio, Aço, PVC e Vidro, desenvolverá um guia de orientação às empresas do setor para a compra certa de esquadria. Também ficou acordado que a CPRT/CBIC fará eventos periódicos sobre o terma Norma Técnica.


Sinduscon-ES na Mídia
 

Reportagem de A Gazeta abordou a nova lei que tentará evitar paralisação de obras públicas. O presidente do Sinduscon-ES, Paulo Baraona foi entrevistado. Confira

A lei que obriga a realização de vistorias periódicas em condomí- nios, como foi aprovada, para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Paulo Baraona, é genérica e precisa ser regulamentada de forma a estabelecer critérios objetivos de vistoria nos edifícios. Leia reportagem de A Tribuna


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h