ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 192 - 13.12.2016 
Construção Civil participa de mobilização de entidades do setor de serviços para evitar aumento do PIS e COFINS
 

Lideranças empresariais de 14 áreas que formam o setor de serviços no País estiveram na semana passada, em Brasília, para marcar uma posição contrária à proposta do governo federal de reforma da contribuição social do PIS e da COFINS. No cenário ainda de retração econômica, o segmento de serviços avalia que a proposta aumenta a carga tributária atingindo as empresas intensivas em mão de obra, os investimentos, os consumidores e a geração de empregos. “O setor da construção tinha há um ano e pouco atrás 3 milhões e meio de empregados. No ano passado o setor perdeu meio milhão de empregos. Neste ano, já perdeu 420 mil ...
[leia mais]


Indústria da Construção avalia processo para atualização da NBR 12721:2006, que estabelece a metodologia de cálculo do CUB
 

Em reunião convocada pelo Banco de Dados da CBIC e realizada na quinta-feira (08/12), na sede da entidade, em Brasília, representantes de 15 Sinduscons avaliaram a importância da atualização da norma do CUB. “A sistemática revisão das normas de uma forma geral contribui para mantê-las aderentes à realidade da dinâmica setorial”, destaca o economista e coordenador do Banco de Dados da CBIC, Daniel Furletti.

Pela Lei 4.591/64, os Sindicatos da Indústria da Construção são responsáveis pelo cálculo e divulgação do CUB/m² e cabe à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) editar norma que estabeleça a sua metodologia de cálculo. “Com a atualização, a referida norma, como sempre o fez, continuará refletindo a realidade e dinâmica do processo construtivo” reforça a economista Ieda Vasconcelos.

Neste contexto, a CBIC encaminhará à ABNT solicitação de instalação de uma Comissão de Estudo para iniciar um novo processo de revisão desta norma. A ação integra o Projeto de Acompanhamento de Normas Técnicas da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC e conta com apoio do SENAI Nacional.


Frente Nacional de Prefeitos promove debate para fomentar PPPs em cidades de médio porte
 

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) promoveu em Brasília/DF, nesta segunda-feira, 12, uma reunião com várias entidades e organizações para tratar questões relacionadas à implementação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em cidades de médio porte. O encontro contou com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

“O fomento às PPPs tem sido defendido pelo prefeito Marcio Lacerda como uma alternativa diante da grave crise que os municípios estão passando. Dessa forma, e considerando as dificuldades estruturais que esses municípios enfrentam, é importante que haja uma articulação para criar um ambiente institucional para esses processos”, destacou o secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre. 

Ainda segundo Perre, a proposta inicial da entidade é atuar para a institucionalização de uma estrutura de apoio técnico, jurídico econômico e financeiro para a promoção de PPPs nas cidades médias e dialogar com os novos prefeitos sobre o tema. “A FNP tem um projeto com a União Europeia com foco nas PPPs. O objetivo é elaborar um modelo de institucionalização de gestão”, explicou.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, também defendeu a busca de alternativas para que os municípios tenham condições de implementar Parcerias Público-Privadas. “Hoje o que as cidades precisam nesse contexto é de inteligência e estrutura técnica”, disse.

Participaram também das discussões representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF); Caixa; Banco do Brasil; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES); Programa de Parcerias de Investimento (PPI); Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério do Plenajamento (SDI/MP); Empresa de Planejamento e Logística (EPL); VG&P; GO Associados e QG Engenharia e Planejamento.
(com as informações do Portal FNP)


Banco de Empregos disponível no site do Sinduscon-ES
 

Acessando o site do Sinduscon-ES você vai encontrar uma ferramenta online gratuita que cria o acesso dos profissionais e estudantes às vagas de trabalho ou estágio abertas nas empresas de construção civil associadas ao Sinduscon-ES.

O processo é todo informatizado, ágil e sem nenhum custo para as empresas, sendo exclusivo para associadas. O objetivo é que este canal seja lembrado pelas empresas na hora de anunciar suas vagas e consultar os currículos já cadastrados. Os profissionais são enquadrados por áreas, facilitando a busca. Confira.


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de dezembro
 

ADCL Serviços de Manutenção Predial

Concrevit Concreto Vitória

Conmar Construtora e Incorporadora

Construtora Abaurre

Eletromon Manutenção e Instalações

Geórgia Engenharia, Construção e Montagem

Habitar Construtora e Incorporadora

IC Construtora

Naturalmente Projetos e Consultoria


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h