ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 32 - 21.01.2015 
CMA/CBIC debate as diretrizes da Política Socioambiental do FGTS norteadoras das operações com recursos do FGTS
 

O diretor de Meio Ambiente do Sinduscon-ES, Victor Macedo de Queiroz participa da reunião da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC no próximo dia 28 de janeiro, das 10h30 às 16h30, na sede da entidade, em Brasília. Na ocasião, a consultora técnica da CBIC, Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves, apresentará aos participantes as diretrizes da Política Socioambiental do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) norteadoras das operações com recursos do FGTS e do Fundo de Investimento (FI/FGTS). Durante a reunião, também serão apresentados o Sistema ERA – Energia, Resíduos e Água e o Manual de Treinamento de Gestão de Resíduos Sólidos, pela professora Raquel Blumenschein, do Lacis/UnB, e o Guia de Orientação para o Licenciamento Ambiental, por Érica Rusch, da Ruch Advogados. Outros importantes assuntos serão tratados como os da Agenda Legislativa 2015 e Proposições Legislativas relacionadas à CMA/CBIC; próximas ações do Solar Decathlon, e andamento dos projetos Logística Reversa no Estado do Paraná e Sistema Informatizado de Mapeamento e Registro dos Processos de Destinação Final dos Resíduos (Sigor).


Confiança na indústria é a menor para o mês de janeiro em 16 anos
 

O empresariado de 32 setores da indústria de transformação, extrativista e da construção civil começa 2015 com uma baixa confiança na economia brasileira. A expectativa verificada em janeiro é a menor para o mês desde 1999, conforme o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado nesta terça-feira, 20, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com o recuo, o índice retoma trajetória de queda que foi interrompida em dezembro (45,2 pontos), quando subiu 0,4 ponto, segundo a pesquisa.

O índice atingiu 44,4 pontos, ante 53,1 pontos de janeiro de 2014. A pontuação abaixo de 50 indica falta de confiança. A confiança é menor na Região Sudeste, com 40,8 pontos, seguido pelo Sul (42,8). Já a Região Norte obteve a melhor pontuação (49,5), seguida pela Região Norte (48,1) e Centro-Oeste (45,8).

De acordo com a CNI, em relação às expectativas, o índice recuou 0,5 ponto, atingindo 48,7 pontos. A queda deve-se exclusivamente a uma piora da expectativa com relação à economia brasileira, que se tornou mais pessimista, conclui o estudo.


Nova Norma de Concreto de Cimento Portland entra em vigor no próximo mês de fevereiro
 

Foi publicada no último dia 15 de janeiro a NBR 12655 - Concreto de Cimento Portland - Preparo, Controle, Recebimento e Aceitação - Procedimento, revisada no ano passado pelo Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (CB-18), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma, que entra em vigor em 15 de fevereiro, determina os requisitos básicos para as propriedades do concreto fresco e endurecido, suas verificações e composição, preparo, controle e recebimento do material.
O novo texto é aplicável a concreto de cimento Portland para estruturas moldadas na obra, estruturas pré-moldadas e componentes estruturais pré-fabricados para edificações e estruturas de engenharia, e não deve ser aplicado ao concreto ...
[leia mais]


Vitória Stone Fair - Marmomacc Latin America 2015 apresenta grande diversidade de granitos exóticos
 

Espaço reconhecido internacionalmente para o lançamento de produtos e serviços para a indústria da pedra, a Vitória Stone Fair - Marmomacc Latin America 2015, considerada a principal feira do segmento da América Latina, irá reunir entre os dias 03 e 06 de fevereiro uma grande variedade em rochas ornamentais. Como destaque do evento, as tradicionais empresas brasileiras irão apresentar desde materiais clássicos, quartzitos até as mais cobiçadas rochas exóticas e translúcidas, atraindo visitantes interessados em conhecer as novidades do setor.

A diversidade e a beleza das rochas ornamentais do Brasil reforçam a importância da feira no calendário de eventos internacional e colocam o país numa posição ...
[leia mais]


Portaria do MTE altera NR sobre Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
 

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 24 de dezembro a Portaria nº 2018, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que altera a NR-4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, alteração da redação do item 4 M.4.1.1, Engenheiro e Técnico de segurança do trabalho deve observar o disposto na Lei n.º 7410; alteração da redação do item 4.12, alínea “i”, o mapa de avaliação anual dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais devem ser mantidos a disposição da inspeção do trabalho; e, concessão de prazo de quatro anos para que os médicos do trabalho, integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), atendam aos requisitos de formação e registro profissional, nos termos do item 4.4.1 desta NR.


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h