ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 218 - 02.05.2017 
Conselho Jurídico se reúne na próxima segunda-feira, dia 08 de maio
 

Na próxima segunda-feira, dia 08 de maio, será realizada uma reunião do Conselho Jurídico do Sinduscon-ES. Na pauta, os seguintes assuntos:
 
1) Entendimentos sobre prazos para reclamar judicialmente vícios construtivos em imóveis novos.
2) Terrenos de Marinha: aquisição de Domínio Útil (art. 15, §2º da Lei 9.636/98).
3) "Mini Reforma Trabalhista" - Considerações Iniciais.
4) Assuntos gerais.

Data: 8 de maio de 2017 | segunda-feira
Horário: 18 horas
Local: Sinduscon-ES

Favor confirmar presença pelo e-mail obras@sinduscon-es.com.br ou telefone 27 3434-2062, com Ana Luiza Neves.


Sondagem da Construção: empresários menos pessimistas na condução da política econômica
 

Dados da Sondagem da Construção trimestral realizada pelo SindusCon-SP, com apoio da CBIC, mostra a diminuição do pessimismo na avaliação da condução da política econômica.

O indicador registrou alta de 2,8% (para 48,72 pontos) no trimestre formado pelos meses de dezembro de 2016, janeiro e fevereiro de 2017, na comparação com os três meses anteriores (setembro, outubro e novembro). A pesquisa segue uma escala que vai de “0” a “100”, tendo o valor “50” como centro. Ou seja, abaixo de “50” pode ser interpretado como um desempenho não favorável. A exceção fica apenas por conta do item dificuldades financeiras, cujos valores abaixo de “50” significam dificuldades menores.

De acordo com a sondagem, o otimismo com a inflação reduzida é o ponto mais marcante dessa percepção: o indicador alcançou o patamar mais alto desde o final de 2009 com crescimento de 58,1% (para 57,04 pontos). Para o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, “a queda da inflação e a expectativa de aprovação das reformas econômicas e das medidas de melhoria do ambiente de negócios contribuíram para reduzir o pessimismo da construção”.

No entanto, segundo ele, as empresas ainda não vislumbram recuperação no curto prazo. “A percepção é que a indústria da construção atravessa uma fase de transição com baixa atividade, e que o volume de obras voltará a crescer com mais força em 2018”, observa.

Outro indicador que também registrou melhora na comparação interanual foi dificuldades financeiras, com redução de 2,5%, para 64,11 pontos (valores abaixo de “50” significam dificuldades menores). Embora ainda em patamar elevado, o indicador vem registrando queda desde maio do ano passado.

A percepção em relação aos custos setoriais também apresentou variação positiva – de 3,6% (54,59 pontos) – refletindo a evolução mais favorável observada no passado. Em 2016, os custos com materiais tiveram variação bem menor que a inflação. Por outro lado, a percepção sobre o desempenho da empresa, ou seja, sobre a atividade no momento atual, não melhorou e caiu 3,7% (para 24,74 pontos), patamar abaixo do observado no ano passado (27,72 pontos).

Isso mostra uma discrepância entre a perspectiva de desempenho, que aumentou 1,8% (37,86 pontos), e a atividade atual. No que diz respeito às expectativas para o crescimento econômico, os empresários ainda não estão otimistas (variação de -0,1% para 31,90 pontos), mas houve uma melhora significava em relação ao ano passado, com alta de 177,4% em um ano.


Inscrições para o 89º ENIC até o dia 05 de maio, via internet
 

Seguem abertas as inscrições para o 89°Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), a ser realizado de 24 a 26 de maio, no Complexo Brasil 21, em Brasília. As inscrições pela internet seguem abertas até o dia 5/5/2017. A organização do maior evento anual do segmento da construção informa que após essa data, os interessados poderão fazer a inscrição somente no local de realização do ENIC. O formulário de inscrição, a categoria de participação, a forma de pagamento e demais procedimentos para inscrição estão disponíveis no link: http://www.cbic.org.br/enic/?page_id=73&lang=pt
 
No link está disponível também a programação completa das plenárias das Comissões Técnicas e Fóruns da CBIC- Comissão da Indústria Imobiliária (CII); Comissão do Meio Ambiente (CMA); Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT); Comissão de Infraestrutura (COP); Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT); Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC); Fórum Nacional de Empresas Prestadoras de Serviços e Banco de Dados da CBIC.


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de maio
 

ADV Serviços

Assertec Engenharia

Brasiles Construtora e Incorporadora

Imobiliária e Construtora Universal

Incorporadora Porto

Jairo de Freitas Di Giorgio

Machine Desenvolvimento

Moneda Agência de Desenvolvimento Imobiliário Nova Manguinhos

Plamont – Planejamento, Montagem e Engenharia

RS Construtora e Incorporadora

San Juan Empreendimentos Imobiliários

Tática Engenharia e Construções


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h