ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 240 - 26.07.2017 
Agenda Diretoria - reunião com prefeitos
 

No último informe divulgamos que o Sinduscon-ES tinha reunião agendada com o prefeito de Vila Velha e com o da Serra. Na Serra, o assunto foi cobrança do ITBI retroativo das unidades do Minha Casa Minha Vida. O problema foi apresentado ao prefeito e houve postergação da cobrança até o dia 11 de agosto para que a Procuradoria tenha tempo de analisar o documento protocolado pelo Sinduscon-ES e Ademi, cuja resposta é aguardada até a próxima sexta-feira, dia 28/07. Enquanto isso os clientes alcançados pelas notificações estão protocolando recursos administrativos na PMS. Veja aqui reportagem sobre esse assunto.
 
Já em Vila Velha, a pauta abordou lançamentos de IPTUs e ITBIs em nome de incorporadoras em casos em que o imóvel não mais pertence a essas empresas e a lei municipal que impõe a adoção de portas internas com 80 cm.
 
Quanto a lei das portas, o prazo para aplicação foi prorrogado em um ano (ou seja, estará valendo a lei atual) e, tão logo volte o recesso do Legislativo, o assunto será tratado entre a prefeitura, Sinduscon-ES e Câmara, avaliando a necessidade de algumas alterações na lei.
 
Sobre os procedimentos para averbação de propriedade após a conclusão das obras, ocorre que algumas empresas têm sido notificadas e executadas por dívidas que não são suas. A orientação é para que as empresas que tiverem esse tipo de problema procurem o secretário de Finanças, de Finanças, Evandro Alves Vieira para os devidos encaminhamentos.


Cadastramento de e-mail e celular
 

Com o objetivo de ampliar nosso canal de comunicação com os setores segmentados das empresas associadas, solicitamos que nos enviem endereços de e-mail e número de celular para grupos de whatsapp que possam ser cadastrados para receberem informações do Sinduscon-ES. Esses novos contatos serão adicionados, além dos já cadastrados pela empresa quando da sua associação. Os e-mails e números de celulares podem ser encaminhados para administrativo@sinduscon-es.com.br.


Agenda Diretoria - Samarco
 

A Comissão de Infraestrutura do Sinduscon-ES promoveu hoje uma reunião com o Instituto Renova (braço social da Samarco) para tratar de assuntos relacionados ao andamento das contratações de serviços e obras que fazem parte do pacote de medidas que a empresa assumiu em relação ao problema que levou à paralisação de suas atividades. Esse assunto terá outras ações de prosseguimento.


Ministério das Cidades fixa prazo para conclusão de obras do MCMV em municípios com até 50 mil habitantes
 

A Portaria nº 494/217 do Ministério das Cidades, publicada ontem (24/07) no Diário Oficial da União (DOU), reorganiza os prazos para conclusão e entrega das unidades habitacionais contratadas no programa Minha Casa, Minha Vida – Oferta Pública de Recursos, nos exercícios de 2009 a 2012, em municípios com população até 50 mil habitantes. A norma é uma regulamentação determinada pela Lei da Regularização Fundiária (Lei nº 13.465, de 11 de julho de 2017) que alterou o art. 7º da Lei nº 11.977, de 7 de julho de 2009 e reorganiza os prazos para essas obras do chamado Sub-50.
 
Pela portaria, as instituições e agentes financeiros têm até o dia 23 de agosto para apresentar ao Ministério das Cidades a solicitação de novo prazo, junto com a Declaração de Viabilidade da Obra (DVO) e o Termo de Adesão (TA), ambos modelos disponíveis na página eletrônica da pasta. O novo prazo de conclusão e entrega será estabelecido de acordo com o percentual físico de execução da obra, contado a partir do dia 12 de julho de 2017. As unidades que tiverem 50% de obra executada terão 10 meses para concluí-la (até 12/05/2018). Obras entre 50% e 80% de execução têm até 12 de fevereiro de 2018, ou seja, sete meses. E os empreendimentos com mais de 80% de execução terão até 12 de novembro de 2017 para encerrar as obras.

A liberação do recurso será feita de acordo com a execução da obra, no momento em que o empreendimento atingir 30%, 45%, 60%, 75%, 90% e 100%. As liberações terão a finalidade de pagar as obras executadas e atestadas pelas instituições e agentes financeiros nos casos em que a soma das subvenções já descentralizadas for insuficiente para quitação dos serviços realizados. Concluídas as obras, para liberação da última parcela, as instituições e agentes financeiros deverão encaminhar Relatório de Entrega de Unidade Habitacional em até 60 dias do novo prazo estabelecido.
Clique aqui para acessar a Portaria nº 494/217 do Ministério das Cidades.


Votação das sugestões à minuta do PDU no Encontro da Cidade
 

O Encontro da Cidade já tem data para acontecer: 14 de agosto. O evento, no qual ocorre a votação da minuta do novo Plano Diretor Urbano (PDU), acontecerá no Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá, a ...
[leia mais]


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de julho
 

Aldeia Construção e Incorporação

Barbosa Barros Construtora e Incorporadora

Chamon Empreendimentos Imobiliários

Cienco Engenharia e Construções

Conquista Construções

D’Angelo Construtora

EBS Engenharia

Edificar Administração e Construção

Holcim Brasil

Ilha Empreendimentos e Serviços

JL Andrade Engenharia

Martinelli Pavimentos Especiais

Metron Engenharia

Pinheiro de Sá Engenharia

Pretti Arquitetura e Engenharia

Santos Neves Planejamento e Incorporação

Sólida Empreendimentos


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h