ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 285 - 16.02.2018 
Comissão de Meio Ambiente da CBIC faz mapeamento de boas práticas em sustentabilidade
 

No cenário atual brasileiro, onde em momentos de crise econômica a sustentabilidade é aplicada na estratégia do negócio, empresas vêm investindo em diferenciais, inserindo o tema da sustentabilidade no core business e trabalhando de forma transversal à gestão, o que estimula o desenvolvimento de inovações sustentáveis, onde a concepção de produtos e serviços com atributos socioambientais transformam desafios de mercado em oportunidades de negócio. E tais diretrizes terão efetividade através da identificação de indicadores de retorno financeiro efetivamente positivo – a médio e/ou longo prazo. Para alcançar esse objetivo, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, tendo a correalização do Senai Nacional, iniciou um trabalho de mapeamento de boas práticas, com foco em sustentabilidade, implementadas por construtoras nacionais de micro e pequeno portes. O objetivo é demonstrar o retorno financeiro positivo, diante do investimento em ações voltadas à sustentabilidade, oferecendo referências, modelos de oportunidades de negócio, referências e modelos de boas práticas e divulgando a importância da sustentabilidade na cadeia que envolve o público-alvo.
 
Está sendo realizada uma coleta de dados que mapeará o segmento de edificações de micro e pequenas empresas brasileiras. Ela foi estruturada em um formulário, dividido em duas partes: Parte I - Ficha de inscrição e Parte II - Ficha de catalogação. A Parte I - Ficha de inscrição é composta de três blocos de coleta de dados e informações, e tem como objetivo caracterizar o perfil da empresa e nortear a identificação da área em que se encaixa a boa prática a ser catalogada. Já a Parte II - Ficha de catalogação é composta pelos seguintes blocos de coleta de dados: Bloco I – Descrição e evidência da boa prática empresarial, entre outros. Dentre as boas práticas mapeadas, serão selecionadas as que mais claramente demonstrarem os seus impactos positivos. Os formulários poderão ser respondidos até o dia 28 de fevereiro de 2018 pelo link. Qualquer dúvida, entrar em contato pelo email cma@cbic.org.br. Participe!


eSocial: hoje tem seminário gratuito sobre os impactos da gestão de SST para o eSocial
 

Profissionais dos setores de Recursos Humanos, Jurídico, Segurança e Saúde do Trabalho e Contabilidade, além de gestores de empresas poderão entender melhor quais são as exigências e impactos ...
[leia mais]


Ministério do Trabalho altera normas de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos
 

Foi publicada no DOU de 08 de fevereiro a Portaria n. 98, do Ministério do Trabalho e Emprego que altera a Norma Regulamentadora n.º 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

As principais alterações dispõem sobre as novas medidas de segurança para utilização de máquinas, tais como: arranjo físico e instalações; instalações e dispositivos elétricos; dispositivo de partida, acionamento e parada; sistemas de segurança; transportadores de materiais; sinalização; e outros requisitos de segurança para ferramentais manuais e ferramentas transportáveis.
No Anexo XII – Equipamentos de Guindar para Elevação de Pessoas e Realização de Trabalho em Altura, foi adotada novas medidas de segurança para operação da atividade, inclusive, com aplicação da Permissão de Trabalho – PT.

Referida portaria exclui do item “Arranjo Físico” exigência relativa ao dimensionamento das vias de circulação onde as máquinas são instaladas. E foram incluídas definições de gestão de segurança, como por exemplo, “Análise de Risco, Avaliação de Risco, Apreciação de Risco, entre outros.”

Íntegra da Portaria clique aqui.


Boletim destaca alterações de Normas Técnicas da ABNT realizadas no período de 1º a 31 de janeiro
 

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em consulta nacional, publicadas e confirmadas no período de 1º a 31 de janeiro, podem ser acessadas no Boletim de Normas elaborado conjuntamente pelo Sinduscon-MG e pela CBIC, com a correalização do Senai Nacional. O trabalho é desenvolvido dentro do Projeto de Acompanhamento de Normas Técnicas, liderado por Roberto Matozinhos, consultor técnico do Sinduscon-MG.  No período, destaque para a seguinte norma em consulta nacional:

ABNT/CB-002 – ABNT NBR 10151 – Acústica – medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas de uso geral. (Consulta nacional até o dia 11/02)

Clique aqui para acessar a íntegra do boletim.


Nova turma da NR 35 no dia 20 de fevereiro
 

O Seconci-ES está com inscrição aberta para o treinamento de capacitação da NR 35, sobre trabalhos em altura. Com carga horária de 8 horas, o treinamento ocorre na sede do Seconci-ES, das 7h30 às 17 horas.

A próxima turma acontece na próxima terça-feira, 20 de fevereiro. O valor para empresas associadas ao Seconci-ES é de R$ 90 por trabalhador e não associada é de R$ 110 (não está incluso almoço). As inscrições deverão ser feitas pelo telefone 3323-5551 no Apoio Administrativo, ou pelo e-mail seconci-es@seconci-es.com.br


Agenda de Diretoria - revisão do CUB
 

A NBR 12721:2006, que normatiza o cálculo e a divulgação do Custo Unitário Básico (CUB/m²), está em processo de revisão. Nesta terça-feira, 20 de fevereiro, acontece uma reunião para dar continuidade aos trabalhos do processo de revisão da ABNT NBR 12721:2006. O diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Felipe Loureiro participa da reunião na sede da CBIC, em Brasília.


Seminário Edificar o Trabalho acontece no dia 8 de março
 

Sinduscon-ES, Seconci-ES, CBIC e Sesi-ES realizam no dia 08 de março, na Findes, o Seminário Regional "Edificar o Trabalho", que integra a CANPAT Construção 2017/2018. O evento será realizado das 8h30 às 16h. Na parte da manhã, destaque para o Painel 1 - Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção, com a divulgação de Produtos de Segurança e Saúde no Trabalho pela CBIC; Espaço para divulgação do Sesi; Espaço para divulgação do Seconci; e palestra técnica do Ministério do Trabalho. Já na parte da tarde, o foco será a Reforma Trabalhista, onde serão abordadas as alterações nos contratos individuais de trabalho; as novas regras da negociação coletiva, e as expectativas sobre a transição. Em breve mais informações sobre as inscrições.


Parabéns às empresas aniversariantes de fevereiro
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de fevereiro, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Comer Construtora e Incorporadora
 
Construtora Canal
 
Construtora Soeiro & Tristão
 
Moremais Desenvolvimento Imobiliário
 
WL Empreendimentos


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h