ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 341 - 25.09.2018 
PDM de Vila Velha: relatório final será apresentado quinta-feira, dia 27
 

A Câmara Municipal de Vila Velha convida para a assembleia popular de apresentação e votação do RELATÓRIO FINAL DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE VILA VELHA, na quinta-feira, dia 27, às 19 horas, no Plenário da Câmara, localizada na Prainha de Vila Velha.

O relatório de revisão do PDM será submetido à aprovação popular antes de entrar em pauta na Câmara de Vila Velha para votação final.

O diretor do Sinduscon-ES, André Barbosa Barros reforça o convite e a importância da participação dos empresários nessa assembleia.


eSocial para gestores da construção civil
 

No próximo dia 9 de outubro, às 18 horas, no auditório do Sinduscon-ES, acontece um curso sobre eSocial para gestores da construção. A contadora Carla Tasso é quem vai ministrar a aula que vai abordar os seguintes tópicos: O que é o eSocial, Informações que serão unificadas, Quem participa do eSocial, Quais são os princípios  do eSocial, Quem está obrigado ao e-Social, Cronograma, Faseamento, Como Funciona, Geração dos arquivos - Sistema de propriedade do empregador/terceiro, Geração dos arquivos - Portal do eSocial, Segurança da Informação, Certificado Digital, Prestação das informações, Eventos, Pontos críticos, Mudanças, Dicas Admissão, Multas, Como é hoje – SST, Documentos Legais, Eventos de SST.

O curso tem duração de 2 horas e para associado do Sinduscon-ES o valor é de R$ 50 e não associado R$ 80. Inscrições clique aqui.


Vistorias para entrega e recebimento de obras estão sendo normalizadas na Norma de Perícias de Engenharia (ABNT NBR 13752)
 

Cada vez mais frequentes, as vistorias para entrega e recebimento de obras serão tratadas na ABNT NBR 13.752 - Perícias de Engenharia na Construção Civil, que está passando por revisão (Comissão de Estudo: CE-002:134.003). A decisão de incluí-las na ABNT NBR 13752 tomou como base a nova definição de perícia que constará na futura versão dessa norma, segundo a qual perícia é a atividade técnica desenvolvida para, isolada ou cumulativamente, averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, identificar suas consequências, recomendar soluções, ou ainda avaliar bens, custos, frutos ou direitos.
 
São diversas as possibilidades de realização de vistorias para entrega e recebimento de obras, todas de grande interesse para as construtoras, como, por exemplo:
•  As demandadas por incorporadoras (ou outros contratantes) no recebimento de obras executadas por construtoras por elas contratadas;
• Como inspeção final realizada pelas construtoras, antes de entregarem as obras que executam. Têm o propósito de se anteciparem às vistorias de seus clientes (contratantes ou não), evitando - ou minimizando - a identificação de problemas no recebimento das obras;
• Vistorias contratadas diretamente pelos proprietários de imóveis (individual ou coletivamente) para os assessorarem no recebimento das unidades privativas e das áreas comuns.
 
Segundo Lydio Bandeira, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e membro do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC - que esteve presente na penúltima reunião da comissão -, as construtoras precisam se fazer presentes nas reuniões da Comissão de Estudo responsável por essa revisão. "Do contrário, poderemos ter como resultado desse processo uma norma regulando atividade vital para o nosso setor sem que a tenhamos avaliado devidamente ou então, que venha nos demandar um grande esforço durante a sua Consulta Nacional para ajustá-la à forma que julguemos mais apropriada".
 
A próxima reunião será no dia 17 de outubro, das 10h às 17h, na sede do IBAPE-SP, em São Paulo. E a seguinte, no dia 8 de novembro, no mesmo horário, em Belo Horizonte/MG. Interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail:
cb002@sindusconsp.com.br.
 
Essas e outras agendas referentes às reuniões de comissões da ABNT estão mapeadas no Portal CBIC de Normas Técnicas, para acessar basta se cadastrar,
clicando aqui.


CPRT/CBIC reforça: alterações implementadas na NR-18 passam a valer a partir de outubro
 

A Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lembra que entra em vigor no dia 18 de outubro deste ano as novas disposições referentes à Portaria 261/2018, do Ministério do Trabalho, que alterou o item 18.21 da Norma Regulamentadora NR-18.
 
O item 18.21 que dispõe sobre instalações elétricas passou a estabelecer que as execuções das instalações elétricas temporárias e definitivas devem atender ao disposto na Norma Regulamentadora NR-10, que trata da Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.
 
Das principais alterações introduzidas pela Portaria 261/2018, destacam-se a obrigatoriedade de instalações de dispositivo de segurança – Diferencial Residual (DR) e a instalação do Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (SPDA) nos canteiros de obra.
 
A CPRT/CBIC reforça a importância do devido cumprimento das Normas Técnicas, especialmente considerando as alterações implementadas, a fim de evitar autuações da fiscalização.


Setor da construção discute melhorias no Minha Casa, Minha Vida, distrato, MP das Santas Casas e aumento do preço do asfalto com governo federal
 

Representantes do setor da construção, reunidos na última quinta (20/09), no Palácio do Planalto, em Brasília, com o presidente da República, Michel Temer, apresentaram alguns temas considerados importantes para o setor e que aguardam posicionamento do governo. “Vamos ver nos próximos dias as medidas que poderão ser tomadas”, destacou o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. Dentre eles, distrato; melhorias no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV); MP das Santas Casas, no que se refere ao desembolso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e aumento excessivo do preço do asfalto, que está paralisando obras por todo o País.
Relatório técnico do 90º Enic já está disponível para consulta no site da entidade
 

O Relatório Técnico da 90ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) já está à disposição dos interessados, no site da CBIC. O 90º Enic, realizado de 16 a 18 de maio deste ano, na Ilha da Magia (Florianópolis/SC), pela Associação dos Sinduscons da Indústria da Construção Civil de Santa Catarina (ASICC-SC), com a promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), ao combinar os atributos do setor da construção – coesão, ousadia e empreendedorismo – com relevância, capilaridade e impacto social teve a equação que marcou mais uma edição vitoriosa do encontro ...
[leia mais]


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de setembro
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de setembro, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!!!

AMG Engenharia
AMS Engenharia
Areia Branca Engenharia
Caban Engenharia
Caiçaras Empreendimentos Imobiliários
Consisa Engenharia
Construtora Épura
Fortes Engenharia
Ibeza Incorporadora e Construtora
Tercasa Engenharia
Vibron Engenharia
VR Comércio


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h