LOGIN
Previsão de recorde de novos imóveis e vendas na Grande Vitória
 
22.03.2024   A Tribuna
Notícia - Imprensa
O cenário do setor imobiliário para o ano de 2024 é promissor, segundo construtoras do Estado. A previsão é de que o ano será marcado por recorde de novos empreendimentos e de vendas.

O gestor da Opportunity Imobiliário, Josmar Monnerat, conta que a empresa planeja lançar 18 novos empreendimentos neste ano, divididos entre o Espírito Santo, Búzios e Rio de Janeiro.

Segundo ele, será o ano mais agitado desde a abertura do fundo, em 1996. A meta é colocar no mercado R$ 2,4 bilhões (Valor Geral de Vendas, ou VGV) em novos imóveis, contra pouco mais de R$ 1 bilhão em 2023.

"Juros e emprego são duas das razões por traz disso. Afinal, a gente só quer lançar se houver demanda. Além de o cenário estar melhor, fizemos ajuste no perfil dos produtos, com os apartamentos compactos. Era um nicho de mercado desatendido", detalhou.

O vice-presidente da Associação Empresas do Mercado Imobiliário do Estado (Ademi) e sócio da VTO Polos Empresariais, Alexandre Schubert, detalha que esse cenário já é "consenso nacional".

"Acho que vamos ter um ano melhor do que 2023. Tudo aponta para isso, a economia está bastante estável, nível de emprego melhorando, sinalização da queda contínua da taxa de juros, inflação controlada, PIB crescendo. Tem tudo para ser um ano mais positivo".

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) também afirma estar confiante no mercado. O presidente, Douglas Vaz, acrescenta que as perspectivas são ainda melhores para o Estado.

"O desenvolvimento do Espírito Santo tem taxa de crescimento acima do nível nacional, o que é um indicador positivo. Estamos caminhando para um recorde de vendas e, assim, vamos conseguir recuperar a produção imobiliária que já tivemos no passado".

Segundo o 42º Censo Imobiliário do Sinduscon, estão em produção na Grande Vitória 14.795 unidades, sendo 14.503 residenciais e 292 comerciais. Vila Velha concentra 7.683 unidades em construção, o que corresponde a 51,9% do total. Em seguida está Serra, com 24,2%, Vitória com 19,4% e Cariacica com 4,4%.
Além disso, das 20 incorporadoras que participaram do estudo, 60% têm previsão de lançar mais imóveis neste ano do que no ano passado.

Saiba mais

Grande Vitória

Segundo a Prefeitura da Serra, o município tem projetos de loteamento na cidade, previsão de ampliação do Boulevard Lagoa e condomínios de alto padrão. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da cidade, Claudio Denicoli, um dos objetivos do município é ocupar áreas urbanas consolidadas. "Cerca de 35% da área do município já consolidada ainda está vazia. Isso vai acabar com a especulação e estimular os donos dos terrenos a empreender", afirma.

Já a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) de Vitória informou que desde outubro de 2021 tem realizado monitoramento interno que apontou a aprovação de 96 novas edificações na cidade. "Além disso, outros 231 projetos de reforma e regularização também mostram aquecimento nos investimentos imobiliários", afirma.

Já a Prefeitura de Cariacica informou que identificou que os bairros Cariacica-Sede, Campo Grande, Tucum, Alto Lage e Vila Capixaba são os com maior potencial para crescimento habitacional no município e que estão atraindo investimentos. As prefeituras de Vila Velha e Guarapari foram procuradas, mas não se manifestaram.
Compartilhar:


 + notícias
 
Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• CONVENÇÃO COLETIVA 2021
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h