LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 607 - 22.02.2022 
Seconci-ES no canteiro de obra
 

O Seconci-ES voltou a fazer palestras nos canteiros de obras sobre saúde bucal. Na sexta-feira, a dentista Heloisa Toniato esteve no canteiro da Fortes Engenharia, na ArcelorMittal Tubarão, levando informação para manter um sorriso saudável. Na ocasião, cada trabalhador ganhou um kit com acessórios para cuidar dos dentes. 

Além de saúde bucal, o Seconci-ES também promove palestras sobre prevenção a doenças, como diabetes, hipertensão, doenças sexualmente transmissíveis. 

Quer levar informação para o seu trabalhador? Ligue para nós e marque uma visita ao seu canteiro. Onde tem Seconci-ES, tem saúde e segurança para o trabalhador. Ligue 3434-2060. 


Custo com materiais de construção aumentou 50% em dois anos
 

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), segue registrando aumento e em janeiro deste ano teve elevação de 0,71%. De acordo com a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, as variações registradas no custo dos insumos em 2020 e 2021 foram as maiores da série iniciada em 1997. Com isso, a análise de janeiro/20 a janeiro/22 demonstra que o custo com materiais e equipamentos, em dois anos, subiu 50,04%.

O INCC Materiais e Equipamentos apresentou variação de 19,60%, em 2020. Em 2021, o aumento foi de 24,11%. Para a economista, entre as justificativas para os aumentos dos preços dos insumos nos últimos dois anos estão a desorganização das cadeias produtivas globais, devido à pandemia, a desvalorização cambial e o aumento do preço de algumas commodities. “Essas elevações prejudicaram muito um desempenho mais satisfatório da construção civil. Apesar de ter registrado, em 2021, resultado positivo, o desempenho do setor poderia ter surpreendido, caso não fossem os problemas vivenciados com os insumos”, apontou.

Em janeiro de 2022, os insumos que mais contribuíram para a elevação do custo com materiais e equipamentos foram: elevador (+1,76%), massa de concreto (+2,61%), argamassa (+2,78%), cimento (+1,72%) e metais para instalações hidráulicas (+1,60%).

Considerando as variações acumuladas nos últimos dois anos (2020 e 2021), os vergalhões e arames de aço ao carbono aumentaram 89,69%, o elevador 38,79%, os tubos e conexões de ferro e aço 95,70%, os tubos e conexões de PVC 88,32%, a argamassa 43,86% e os metais para instalações hidráulicas 37,44%. “Esses fortes incrementos nos preços remetem para o início da década de 90, período em que o país ainda vivenciava a hiperinflação e a moeda corrente não era o Real”, lembrou Ieda.

Para a economista, a elevação dos custos da construção ainda preocupa o setor. Além dos aumentos nos preços dos insumos observados nos últimos dois anos, no primeiro semestre de 2022 o custo deve ser pressionado pelo aumento do custo com a mão de obra.

“É preciso destacar que apesar dos vários fatores que podem impactar o desempenho econômico neste ano, como o avanço da variante ômicron no mundo, a alteração da política monetária na economia americana, os efeitos do expressivo aumento da taxa Selic e as incertezas próprias de período eleitoral, as expectativas iniciais sinalizam que a construção poderá crescer 2% neste ano, o que poderá significar a criação de mais 100 mil novos postos de trabalho no setor. Este crescimento, apesar de positivo, ainda está longe de fazer o setor recuperar as perdas observadas nos últimos anos. Por isso, o cenário de incremento nos custos do setor, ainda é fonte de preocupação”, concluiu.


Principais demandas da construção
 

Respondendo a essa pesquisa você pode apresentar as principais demandas da sua empresa e as informações que são mais importantes para o seu dia a dia. 

Para isso, a CBIC e o Instituto Paraná Pesquisas se uniram para entender ainda mais os gargalos de cada segmento de atuação do setor. Foi elaborada uma pesquisa rápida e a sua participação é essencial para reunirmos dados sólidos que podem pautar e direcionar a nossa atuação.
 
Lembramos que todos os dados individuais fornecidos serão mantidos em sigilo, sendo divulgados apenas padrões médios tratados estatisticamente.

Clique aqui e participe.


Treinamentos da NR-18 e NR-35 no Seconci-ES: todos os dias da semana
 

Você sabia que o Seconci-ES realiza treinamentos diários da NR-18 e da NR-35?

Todos os dias são oferecidos esses treinamentos na unidade de atendimento do Seconci-ES em Jucutuquara, Vitória. Lembrando que a NR-18 é obrigatória na admissão do trabalhador e periodicamente a cada 12 meses. Já a NR-35 é necessária para quem trabalha em altura acima de 2 metros.

O treinamento da NR-18 ocorre na parte da tarde, das 13h às 17h, e o da NR-35 é durante o dia todo, de 8h às 17h, pois são 8h de curso. Todos os dois treinamentos estão de acordo com o que prevê a Convenção Coletiva de Trabalho e a legislação específica.

Para as empresas que são associadas ao Seconci-ES o treinamento é gratuito. Mas há possibilidade de ser feito também por empresas não associadas, com uma tabela promocional.

Mais informações, 3434-2060.


Parabéns às empresas aniversariantes de fevereiro
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de fevereiro, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Andares Construção Civil
CittaEng. Empreendimentos e Tecnologia

Comer Construtora e Incorporadora
Construtora Canal
Construtora Soeiro & Tristão
Moremais Desenvolvimento Imobiliário
Qualliserv Serviços para Concessionárias
Vivace Engenharia


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• CONVENÇÃO COLETIVA 2021
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h