LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 631 - 09.06.2022 
Parlamentares debatem HOJE, no Quintas da CBIC, efeitos práticos da legislação da MP dos Cartórios
 

A live Quintas da CBIC de hoje (09/06) vai contar com a participação de parlamentares para debater os efeitos práticos da legislação da MP dos Cartórios!

Estarão presentes:

José Carlos Martins, presidente da CBIC
Senador Weverton Rocha
Senador Luis Carlos Heinze
Aristóteles Passos, vice-presidente da CBIC
José Carlos Gama, presidente do Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC

Participe!

Para inscrever gratuitamente,basta acessar o link.


Custo da construção já é superior ao teto da meta inflacionária de 2022
 

O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) de maio aumentou 2,28%. O custo com materiais cresceu 1,72% e, com isso, apresentou a segunda maior alta do ano, ficando inferior somente ao mês de abril (1,79%). Os materiais com maior impacto na alta dos insumos foram aço, com elevação de 6,97%, e cimento, com alta de 5,56%.

De janeiro a maio deste ano, o INCC já aumentou 5,28% e em 12 meses 11,59%. “Para se ter uma ideia do que isso representa, o teto da meta inflacionária para 2022 é 5%. Ou seja, em cinco meses, o custo da construção já foi superior ao que é o teto da meta da inflação para o país em 2022”, frisou a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

Em maio, o custo com a mão de obra aumentou 3,08%, em função das elevações registradas em Brasília (4,34%), Rio de Janeiro (3,35%), Sao Paulo (4,50%) e Recife (7,85%).

Já o custo com material aumentou 5,48% nos primeiros cinco meses do ano e 14,74% em 12 meses.


Após 10 anos, Norma de Parede de Concreto Celular Estrutural entrará em Consulta Nacional
 

A Norma de Parede de Concreto Celular Estrutural já é “velha” conhecida pelo setor da construção. A primeira tentativa da sua elaboração foi em 2012. Em 2016 seu texto foi colocado em Consulta Nacional, mas acabou tendo a suspensão do processo pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A elaboração do novo texto-base foi reiniciada em 2020 e, finalmente, neste ano, há previsão de entrar em Consulta Nacional a qualquer momento.

A Norma tem como objetivos:
Auxiliar na definição de requisitos para os projetos estruturais específicos para as paredes de concreto celular. Atualmente, eles são elaborados com base em normas não direcionadas aos concretos leves, como, por exemplo, as ABNT NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento) e ABNT NBR 16055 (Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações – Requisitos e procedimentos);

Definição de critérios objetivos para a aceitação do concreto celular estrutural nos estados fresco e endurecido;

Possibilidade da utilização, desde que atendida uma série de condições, de materiais não contemplados em Normas Brasileiras, considerados, por definição, como inovadores.

Para o presidente da Comissão de Materiais, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COMAT/CBIC), Dionyzio Klavdianos, este é um sistema construtivo importante, principalmente na região nordeste, onde muitos o utilizam e destaca a dificuldade do seu processo de normalização: “Sempre foi muito difícil concluir essa norma. Mas a gente nunca desistiu dela, por honra e respeito aos construtores envolvidos”, disse. “É uma grande vitória do setor , um exemplo de tolerância, respeito e resiliência dos envolvidos na sua elaboração desde os primórdios até a data de hoje, um dos maiores desafios vencidos pela COMAT/CBIC”, completou, Dionyzio.

Segundo o engenheiro Lydio Bandeira de Mello, que acompanhou todo o seu processo de elaboração: “Tão logo a norma seja publicada, terá início o seu processo de revisão com o propósito de ampliar o escopo de aplicação para edificações de até cinco pavimentos. É importante observar que a norma não impedirá o emprego deste sistema construtivo em edificações com um número maior de pavimentos, ela apenas estabelecerá, por ora, os requisitos a serem atendidos nos projetos e na execução de edificações com no máximo dois pavimentos”, destacou.


O 94º Enic está chegando. Participe!
 

O evento mais importante da indústria da construção está chegando! Serão quatro dias com os maiores especialistas do setor. Venha saber mais sobre as principais soluções, sistemas e ferramentas para auxiliar com os desafios da nossa nova realidade.

Dias 20 a 23, programação 100% gratuita e virtual.

Clique aqui e inscreva-se!


É HOJE: palestra técnica sobre sistemas de impermeabilização
 

A Quartzolit, uma das maiores e mais inovadoras empresas na área de fabricação de materiais de construção, convida para um bate-papo sobre sistemas de impermeabilização.

O encontro acontece hoje, 9 de junho, das 14 às 16 horas, no auditório do Sinduscon-ES e vai abordar temas como normas técnicas, requisitos de projetos e produtos.

Inscrições 
Sinduscon ES: Av. Reta da Penha, 1.830, Barro Vermelho


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de junho
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de junho, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Brascontec Engenharia e Tecnologia
CBL Desenvolvimento Urbano
CG Construtora e Incorporadora
CiaBrasil Engenharia
Cristal Empreendimentos Imobiliários
Grand Construtora e Incorporadora
Ipê Construções e Serviços
Matricial Engenharia e Construções
Morar Construtora e Incorporadora
MRV Engenharia
Proeng Construtora e Incorporadora


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• CONVENÇÃO COLETIVA 2021
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h