LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 727 - 22.08.2023 
41º Censo Imobiliário: Vila Velha e Vitória concentram lançamentos do mercado imobiliário
 

O município de Vitória vem se destacando no mercado imobiliário do Estado. A capital voltou a registrar um número expressivo de lançamentos no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados do 41º Censo Imobiliário divulgados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES).

Do total de 19 empreendimentos residenciais lançados, nove estão em Vila Velha, oito em Vitória e dois na Serra. Vila Velha segue sendo o maior canteiro de obras do Estado, mas Vitória desponta como cidade que abriga projetos de alto padrão, portanto, com um número menor de unidades oferecidas. (No Censo anterior - de julho a dezembro de 2022 -, foram 12 lançamentos, sendo registrados três em Vitória)

Conforme o 41º Censo, os 19 lançamentos concentram um total de 1.441 unidades residenciais e 38 comerciais. Foram lançadas 679 unidades residenciais em Vila Velha, 486 em Vitória e 276 na Serra. Cariacica e Viana não receberam lançamentos neste primeiro semestre de 2023. Quanto aos imóveis comerciais, o censo registra 38 unidades lançadas, sendo 29 em Vitória e nove em Vila Velha.

Segundo o 41º Censo, estão sendo produzidas na Grande Vitória um total de 13.338 unidades residenciais e 110 comerciais, totalizando 13.448 (já inclusos os lançamentos do primeiro semestre). Via Velha concentra 50,2% do total, seguida por Serra com 26,5%, Vitória com 18,4% e Cariacica com 4,9%.

No que se refere às entregas, foram concluídos 18 empreendimentos na Grande Vitória, totalizando 2.019 unidades residenciais e comerciais, no período.

O diretor de Economia e Estatística do Sinduscon-ES, Eduardo Borges, observa que com o retorno do programa Minha Casa, Minha Vida o Censo Imobiliário do segundo semestre já deve mostrar um crescimento no número de lançamentos de imóveis do padrão econômico. Neste primeiro semestre do ano foram lançados apenas dois empreendimentos no padrão econômico. Ambos, na Serra.

Quanto ao percentual de vendas, 69,9% das 13.338 unidades residenciais já foram vendidas. Se analisar o VSO (Venda sobre Oferta), Vitória tem o maior índice de comercialização.

A tipologia com maior número de unidades em construção é a de dois quartos. São 8.613 apartamentos, seguido pelos de três quartos com 2.869 apartamentos.

O Censo Imobiliário, realizado semestralmente pelo Sinduscon-ES, faz um levantamento dos empreendimentos em construção e à venda com área de construção superior a 800 metros quadrados. O 41º Censo contou com a participação de 72 empresas. A MRV, Morar e Argo são as três construtoras com o maior número de imóveis em construção. Olhando por área privativa em construção, a Grand Construtora lidera com 98.569 metros quadrados, seguida da Morar com 88.152 metros quadrados.


Comissão de Recursos Humanos convida para reunião
 

Nesta quarta-feira, 23 de agosto, a partir das 9h, na sede do Sinduscon-ES, será realizada uma reunião da Comissão de Recursos Humanos (CRH) com representantes das empresas associadas. Na pauta: a apresentação da gerência de Mercado do Sistema Findes, levantamento de demandas para treinamento, Café do RH e planejamento das ações para o segundo semestre.

A comissão é importante para solucionar dúvidas que surgem no dia a dia das empresas. Participe! Traga suas sugestões.

Confirme sua empresa informando o nome da empresa e o representante que vai participar da reunião da CRH no WhatsApp 99316-1611.


Setor da construção segue confiante, apesar do recuo da atividade em julho
 

O nível de atividade da indústria da construção recuou em julho deste ano, mas manteve-se acima da média histórica do indicador e acima da média dos meses de julho. Apesar disso, a confiança do empresário da construção, assim como as suas expectativas para os próximos seis meses melhoraram. É o que indica a Sondagem Indústria da Construção do mês de referência, divulgada nesta sexta-feira (18) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O resultado reflete o menor desempenho do setor desde outubro de 2022, em especial pelas elevadas taxas de juros e pela demora da divulgação das novas condições do novo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Na avaliação da economista da CBIC. Ieda Vasconcelos, o otimismo demonstrado pelos empresários em julho com o incremento da confiança e com as expectativas mais positivas para o nível de atividade, os novos empreendimentos e serviços, o nível de emprego e a compra de insumos refletem a expectativa do setor com o ciclo de redução da Selic, a divulgação das novas condições do MCMV, o novo PAC e com as novas perspectivas de crescimento da economia brasileira.


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de agosto
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de agosto, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Cinco Estrelas Construtora e Incorporadora
Cobra Engenharia
Construtora Zaché
Construtora e Incorporadora Cadete e Gazzinelli
De Martin Construtora
Digien Engenharia e Construções
Espaço Arquitetura e Construções
Exata Comércio de Material de Construção e Serviços
Geaquinto Compra e Venda de Imóveis e Construtora
in-Haus Industrial e Serviços de Logística
Javé Construções e Incorporações
LM Incorporação e Construção
Uni Construtora e Incorporadora
Unidos Construtora
Vista Linda Construções


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• CONVENÇÃO COLETIVA 2021
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h