ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 90 - 13.10.2015 
Inscrições abertas para o Seminário Concessões e Parcerias que acontece em Vitória, no dia 10 de novembro
 

Para debater os modelos de parceria entre setor público e privado e a forma como acontecem as concessões no Brasil, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) está promovendo um seminário em cada região do País. Vitória vai sediar o seminário da Região Sudeste, com o Sinduscon-ES sendo o responsável pela realização do evento marcado para o dia 10 de novembro, na sede da Findes, em Santa Lúcia/Vitória, das 8 às 18 horas.

Na ocasião, serão abordados temas como financiamento de longo prazo, garantias, resolução de conflitos e disputa de contratos, e ainda haverá apresentação de cases.

A CBIC, com apoio das entidades associadas e lideranças da indústria da construção brasileira, tem levado ao governo federal soluções estratégicas para reverter o cenário atual e para viabilizar a retomada do crescimento virtuoso da economia do País.

O governo deveria investir algo próximo a 4,5% do PIB na área de infraestrutura, porém, nos últimos anos estes valores oscilam ao redor de 2% - patamar insuficiente para atender às demandas da população brasileira.

Neste sentido, como o Estado não tem condições de arcar sozinho com esta responsabilidade, a única forma de conseguir o capital necessário para estes investimentos urgentes para o desenvolvimento do País é por meio de parceria com a iniciativa privada.

O presidente do Sinduscon-ES, Aristóteles Passos Costa Neto, acredita que não há outro caminho para o enfretamento dos problemas de infraestrutura do Brasil sem que seja via concessões e Parcerias Público-Privadas. “Por isso, esta iniciativa da CBIC em promover um amplo debate nacional sobre o assunto é tão oportuna”, afirma.

Associados interessados em participar devem fazer a inscrição através do link www.cbic.org.br/pppsregionais/sudeste/ utilizando o código 15PPPSE. No site também é possível conferir a programação completa do seminário.

Para mais informações, entrar em contato com Ana Luiza, 3434-2062.


Workshop sobre Política de RH para a implantação da Lean Construction nesta quinta-feira, dia 5
 

Será na próxima quinta-feira, dia 5 de novembro, o workshop sobre a Política de Recursos Humanos para a Implantação da Lean Construction. O palestrante será o engenheiro civil Fábio Almeida Có. Haverá na ocasião a apresentação de um case da Morar Construtora. O evento será das 8 às 11 horas, no auditório do Sinduscon-ES (Av. Nossa Senhora da Penha, 1.830, Barro Vermelho). As inscrições são gratuitas. Clique aqui e faça a sua.


Seminário Holanda - Espírito Santo: desenvolvendo parcerias
 

O Centro Internacional de Negócios da Findes convida para o Seminário Holanda – Espírito Santo: desenvolvendo parcerias, que será realizado na próxima quinta-feira, dia 15 de outubro, a partir das 16 horas, no auditório do 9º andar da Findes. Na ocasião serão apresentados alguns setores holandeses considerados os mais promissores para potencializar parcerias, negócios e investimentos com o Estado do Espírito Santo: energia, logística e sustentabilidade.
O encerramento será com um coquetel oferecido pelo embaixador holandês Han Peters. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site sistemafindes.org.br/eventos.

Programação das palestras
 
Holanda, os Países Baixos: desenvolvendo parcerias. Arjen Uijterlinde, cônsul-geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro
 
Inovações e aplicações no setor energético. Laurens Steen, representante no Brasil da TNO
 
Porto Central: desenvolvendo um porto internacional e polo industrial. Frans Van Hellenthal, gerente comercial do Porto Central
 
Infraestrutura de transporte marítimo: condições ambientais e sustentabilidade. Martijn de Jong, assessor especialista em portos da Deltares


Seminário BIM: como extrair os melhores resultados do laser scanning
 

Na implementação do BIM, a aplicação do laser scanning é uma característica padrão. Entretanto, ainda são poucos os profissionais capacitados para alavancar o poder de dados de varredura a laser. A questão será abordada pelo gerente de contas da divisão de Laser Scanner da Faro no Brasil, Adriano Scheuer, no 6º Seminário Internacional BIM do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP),  que será realizado em 22 de outubro.
 
Uma saída para a melhor análise desses dados, segundo Scheuer, é a aplicação de um software para facilitar a interpretação das informações coletadas pelo laser scanning. “Além de melhorar a qualidade dos dados apurados e, consequentemente, a confiabilidade dos resultados. Com isso você ganha velocidade na interpretação da informação”, explica o gerente.
 
Em sua palestra“Extraindo valor da nuvem de pontos em projetos BIM”, Scheuer analisará vários métodos para captação de informações valiosas de dados de varredura a laser nas ferramentas da Faro e da Autodesk, como o Revit. “Apresentarei o uso de ferramentas para extrair entregáveis geralmente necessários quando falamos em BIM, tais como as-built de tubulação para nova fabricação, corte de pontos de amarração necessários para retrofit, bem como a análise de deformação e técnicas de modelagem as-built inteligente em design estrutural”, destacou o gerente.
 
Gestão de serviços
No caso de facility, para o gerente geral para América Latina da eFM Itália, Alessandro Marchetti , um modelo BIM, com o conteúdo evoluindo a partir da primeira revisão do projeto, já é uma valiosa fonte de informação para os aspectos de simulação, construção e compra de serviços. “O BIM também representa vantagens na execução e gestão de serviços, além de contribuir para determinar o valor do ativo, especialmente se integrado aos sistemas IWMS e BMS”, acrescentou.
 
Em sua palestra, Marchetti buscará reforçar o importante papel de um modelo BIM não apenas na etapa da construção do empreendimento, mas durante todo o ciclo de vida de ativos imobiliários. “Isso é possível com base no conhecimento físico do patrimônio (BIM), dos processos de execução dos serviços de facility (IWMS) e do funcionamento real das implantações (BMS), chegando até o conceito de Enterprise Information Modeling (EIM)”.
 
No momento de crise, como o atual, aplicar o BIM em todas as etapas de uma construção representa um grande diferencial de mercado, agregando valor ao ativo imobiliário. Os ganhos, segundo ele, vão além da parte financeira. “Aliado a isso, uma empresa com essa expertise se torna mais produtiva e competitiva”, concluiu.
 
Sobre o evento:
Criado pelo SindusCon-SP em 2010, o Seminário Internacional BIM chega a sua sexta edição consolidado como o evento mais importante do gênero no país, reconhecido por antecipar temas e tendências do mercado, com a presença de renomados especialistas do Brasil e do exterior.
 
Apoios
Associação Brasileira de Alumínio (Abal), Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Associação Brasileira de Sistemas Prediais (Abrasip), Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal), Associação Brasileira dos Gestores e Coordenadores de Projeto (Agesc), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Comitê Brasileiro da Construção Civil (CB-02) da ABNT, Sinduscon-TAP, Sinduscon-RIO, Sindusco-ES, Sinduscon-CE, Sinduscon-SE, Sinduscon-DF, Sinduscon-RS, Sinduscon-PE, Secovi-SP, Mackenzie, FAAP, Instituto de Engenharia, Escola Politécnica da USP, Unicamp e International Enterprise Singapore.
 
Serviço:
6º Seminário Internacional BIM
Data: 22 de outubro de 2015, das 08h30 às 18h30
Local: Hotel Caesar Business São Paulo Faria Lima – Rua Olimpíadas, 205 – Itaim Bibi
Mais informações e inscrições: clique aqui


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h