ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 100 - 24.11.2015 
Prefeitura de Vila Velha propõe mudança na lei para desburocratizar processos de aprovação de projetos
 

Com o intuito de incentivar a regularização de imóveis e diminuir a burocracia no processo de aprovação de projetos arquitetônicos no município de Vila Velha, o prefeito Rodney Miranda e a secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Ana Márcia Erler, apresentaram na tarde de ontem a proposta de revisão da Lei 1674/1977, atual Código de Edificações do município que está em vigor há mais de 30 anos. A apresentação aconteceu no auditório da Prefeitura de Vila Velha, com presença dos vereadores do município, empresários da construção civil, entidades do setor e arquitetos que atuam na cidade.
 
Uma das propostas da administração municipal com o novo Código é implantar um processo simplificado para aprovação de projetos, reduzindo o tempo de espera de até oito meses para até 15 dias. Caso a nova lei seja aprovada, haverá redução no número de plantas solicitadas durante o processo de aprovação de projeto e serão aceitas plantas mais simples.
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon-ES), Aristóteles Passos Costa Neto, a ação significa “a desburocratização dos processos. O empresário que aguarda oito meses para aprovação de um projeto vai esperar menos de 30 dias. Isso ajuda não apenas os empresários, mas qualquer cidadão que queira aprovar o projeto de uma casa”, disse. Com a revisão do Código, ficam estabelecidas ainda regras para adequação das edificações às normas de acessibilidade federais, estaduais e municipais em caso de construção, reforma e ampliação.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade de Vila Velha, Ana Márcia Erler participou, a convite do Sinduscon-ES, do 1º Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção, realizado em outubro de 2014, em Curitiba (PR), pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), com apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
 
Durante a apresentação, o prefeito Rodney Miranda e a secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Ana Márcia Erler, também falaram sobre as propostas de mudanças da Lei Municipal 5.440/2013, que é o Programa de Regularização de Edificações (PRE). “Nós queremos ampliar a gama de edificações passíveis de regularização, facilitar ou isentar do pagamento de tributos e fomentar a continuidade de obras abandonadas em Vila Velha. A revisão da lei tem o objetivo de ampliar a abrangência do Programa de Regularização de Edificações. Atualmente, apenas as edificações totalmente concluídas e habitadas são passíveis de regularização. O projeto de lei propõe que as edificações que estão apenas com a estrutura concluída também consigam se regularizar”, explicou a secretária.  A Prefeitura de Vila Velha enviará as propostas para a Câmara de Vila Velha amanhã, quarta-feira (25). 


Inscrições abertas para o curso de Gerenciamento de Projetos na Visão PMI
 

A Compet Engenharia com o apoio do Sinduscon-ES, está realizando a primeira turma de Formação de Planejadores para a Construção Civil com o Treinamento de Gerenciamento de Projetos – Visão PMI 24h. O participante terá a oportunidade de aplicar casos reais de suas obras no treinamento.
 
O curso tem o objetivo de desenvolver competências em gerenciamento de obras de acordo com os conhecimentos, práticas e padrões do PMI (Project Management Institute) para alcançar o sucesso dos empreendimentos. Os participantes do treinamento conhecerão os processos do PMBOK (Project Management ...
[leia mais]


IVV retoma em 2016. Inscreva-se para participar como respondente
 

Informamos que em 2016,  o Sinduscon-ES retornará com o cálculo do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) - pesquisa já consagrada na Grande Vitória, a qual tem por objetivo produzir mensalmente indicadores referentes ao desempenho da comercialização de unidades imobiliárias residenciais e comerciais, em lançamento ou em estoque, nos municípios da região.
 
Os indicadores são elaborados a partir da pesquisa direta feita com as incorporadoras do mercado da Grande Vitória. Através desta, obtém-se uma amostra com dados de ofertas (estoque no início do período), lançamentos e vendas do período analisado.
 
Os índices produzidos são instrumentos para análise do segmento, identificação de tendências, aceleração ou retração do mercado imobiliário.
 
Sendo assim, estamos convidando a sua empresa para participar desta importante pesquisa mensal. Solicitamos às empresas interessadas em participar como respondentes a enviar o nome, contato de telefone e e-mail do responsável, para o seguinte email: economia@sinduscon-es.com.br ou falar com Nívia: 027 3434-2064.
 
Lembrando que somente as empresas respondentes da pesquisa receberão mensalmente o relatório completo com os resultados. Contamos com a sua participação!


88º Encontro Nacional da Indústria da Construção em Foz do Iguaçu, de 11 a 13 de maio
 

Foz do Iguaçu receberá o 88º ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção de 11 a 13 de maio de 2016. As inscrições para o principal evento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) já estão abertas.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná – Sinduscon/Paraná-Oeste será o organizador do 88º ENIC que tem como tema “O Futuro Nós Construímos”.

Com objetivo de integrar toda a cadeia da construção civil, este evento espera reunir em torno de 2.000 pessoas para discutir e evoluir no desafio constante que é o setor da construção civil. Clique aqui e faça sua inscrição.


ABNT cria comitê para elaboração e revisão de normas de drywall
 

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou no último dia 16 de novembro, na sede da Associação Brasileira do Drywall, em São Paulo, o seu novo Comitê Brasileiro de Drywall. O grupo será responsável pela elaboração e revisão de normas técnicas relativas ao sistema de gesso acartonado, incluindo aspectos como composição, características e utilização. O comitê possui as seguintes comissões de estudo já instaladas: CE-217:000.001 - Terminologia para Drywall, CE-217:000.002 - Chapas de Gesso para Drywall, CE-217:000.003 - Montagem e Manutenção de Drywall, CE-217:000.004 - Componentes de fixação para Drywall, CE -217:000.005 - Juntas para Drywall, CE-217:000.006 - Isolantes para Drywall e CE-217:000.007 - Componentes Estruturais para Drywall. Tanto os coordenadores e secretários das comissões quanto os programas de trabalho e o calendário para 2016 deverão ser divulgados nos próximos dias. (Com informações do Portal Piniweb)


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h