ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 186 - 17.11.2016 
Agenda Diretoria - Laje protendida e check list de projetos
 

A Comissão de Materiais e Tecnologia do Sinduscon-ES realizou na manhã desta quinta-feira (17) uma reunião com a presença do engenheiro calculista Carlos Augusto Nogueira da Gama, que apresentou informações sobre sistema de laje protendida. O engenheiro também deu informações sobre o projeto da realização de um teste real sobre prova de carga, com participação de profissionais, técnicos e estudantes de engenharia. O evento vai acontecer em breve, e vai demonstrar como a estrutura se comporta com a carga. O Sinduscon-ES, através da Comat, está apoiando a realização desse projeto, que completa o trabalho iniciado pela Comat em 2014 com a elaboração do manual com informações que atendam a Norma de Desempenho.
 
Ainda nesse sentido, a Comat realizou um treinamento com administradores de condomínios e síndicos, sensibilizando e informando sobre a necessidade de seguir as orientações técnicas quanto ao uso e manutenção das edificações.
 
Agora, a Comissão, dirigida pelos diretores Luiz Claudio Mazzini Gomes e Rodrigo Gimenes, criou um grupo de trabalho que vai elaborar um check list para contratação de projetos. O objetivo é definir bem o que construtoras e incorporadoras devem solicitar ao contratar um projeto e o que as empresas projetistas devem disponibilizar.
 
Assim, a Comat solicita às empresas que possuem seus modelos próprios de check list que encaminhem para que sirvam de referência para esse estudo. Quem desejar, também pode contribuir fazendo parte do grupo. Para isso, deve entrar em contato com Nemézio ou Ana Luíza, 3434-2050.


Norma técnica sobre Parede e laje de concreto celular estrutural moldada no local para a construção de edificações em consulta pública pela ABNT - Participe!
 

O líder do projeto de Gestão de Normas Técnicas do Setor, uma iniciativa da CBIC e Senai Nacional, Roberto Matozinhos, preparou um quadro de acompanhamento com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) em consulta pública, publicadas confirmadas ou canceladas de 18 de outubro a 4 de novembro de 2016. De acordo com Matozinhos, termina no próximo dia 24 de novembro o prazo para consulta pública da ABNT NBR 16569 sobre Parede e laje de concreto celular estrutural moldada no local para a construção de edificações — Projeto, execução e controle — Requisitos e procedimentos. Clique aqui para conferir a situação das demais normas técnicas de interesse do setor da construção.


Inscrições abertas para o Enic
 

Brasília será palco, em 2017, do 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). O evento que reúne anualmente a cadeia produtiva do setor e abre espaço para discussões sobre o futuro da construção, nessa edição vai também comemorar os 60 anos de fundação da CBIC. As inscrições já estão abertas e para quem quiser efetuá-las com preço promocional podem faze-las ainda hoje (10/11). Para mais informações, clique aqui. Conforme aprovado na reunião de ontem (09/11) do Conselho de Administração da CBIC, ficaram definidos os Enics até 2020, conforme a seguir: 89º Enic - 2017, em Brasília, com a comemoração dos 60 anos da CBIC; 90º Enic - 2018, em Florianópolis (SC); 91º Enic - 2019, no Rio de Janeiro (RJ), com a comemoração dos 100 anos do Sinduscon-Rio, e 92º Enic - 2020, em São Luís (MA).


Banco do Brasil agiliza processo de análise de crédito
 

Na última reunião do ano de acompanhamento do Programa Minha Casa, Minha Vida, o diretor executivo da Diretoria de Empréstimo, Financiamento e Crédito Imobiliário do Banco do Brasil, Rudimar Locatelli, anunciou o novo procedimento adotado pela instituição para dar mais celeridade a análise de crédito ao tomador. Agora, por meio da ferramenta Pré-SAC é possível saber se o cliente está ou não apto ao crédito.
 
Desde o dia 26 de outubro essa nova ferramenta para apuração de renda, em caso de utilização de renda informal, está disponibilizada aos correspondentes bancários, pelo COBAN (correspondente online do Banco do Brasil que mantém atualizados documentos da carteira de clientes da instituição).
 
Para facilitar o processo de análise, o Banco do Brasil criou um sistema automatizado de verificação da renda, que vai permitir obter a renda presumida do comprador. Com isso não será mais necessária a entrevista prévia com a gerência da instituição nem o envio de farta documentação, para o caso dos declarantes da renda informal.
 
Com relação ao SBPE, o Banco fez uma avaliação a partir das planilhas de comercialização das empresas. Na pré- análise foram aprovados quase 6 mil clientes, somando R$ 1,5 bilhão de crédito pré- aprovado. Essas informações serão sistematizadas e repassadas às entidades do segmento da construção.


Sinduscon-ES na Mídia
 

Japão dá exemplo e leva 2 dias para tapar cratera. Confira reportagem com fala do presidente do Sinduscon-ES.

Recebeu as chaves? Conheça seus direitos. Matéria de A Gazeta tem entrevista do diretor Luiz Claudio Mazzini Gomes.

Economia de até 60 % na conta do condomínio. Confira reportagem.


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de novembro
 

Acta Engenharia

Asa Branca Construtora

Construtora e Incorporadora Araguaia

Construtora e Incorporadora M.Santos

Construtora Spalenza

Deck Construtora e Incorporadora

Dublim Engenharia

Galwan Construtora e Incorporadora

Ideal Construções e Planejamentos

Tuma Construtora e Incorporadora


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h