ATENDIMENTO
(27) 3434-2050
8h30 às 12h e 13h30 às 18h
ÁREA RESTRITA AOS ASSOCIADOS
CNPJ:     Senha: 
Esqueci a senha     
Fale Conosco    
início
O Sinduscon-ES Serviços Informações Comissões CUB Eventos e Treinamentos Cartão do Associado
Informações
• Calendário de Feriados
• Campanha de Doação de Sangue
• Censo Imobiliário
• Convenções Coletivas
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Links Úteis
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
Sinduscon-ES Informa
Nº 318 - 19.06.2018 
Inovação será o tema central da Qualicon 2018
 

Reserve já na sua agenda: de 7 a 9 de agosto acontece a Qualicon 2018, tradicional evento para a construção civil capixaba promovido pelo Sinduscon-ES que traz uma abordagem de temas relacionados à qualidade, inovação e tecnologia. Neste ano, o viés da Qualicon é a inovação, com palestras que permeiam a Indústria 4.0.

“Molegolar e sua visão inovadora de negócio” é uma das palestras. O CEO-Founder da Molegolar - Habitação Resiliente, Saulo Suassuna Fernandes Filho, é quem vai apresentar a experiência dessa startup que possibilita a formação de plantas arquitetônicas que se adaptam às necessidades dos usuários pela combinação de módulos com várias metragens. A tecnologia Molegolar permite a planta aumentar ou diminuir de acordo com a fase da vida do cliente.

Ao todo serão oito palestras e "Insegurança Jurídica da Norma de Desempenho" é uma delas. O tema será abordado pelo advogado Sandro Henrique Trovão, consultor Jurídico do Sinduscon/PR-NOR e membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB Maringá-PR.

Também está confirmada a apresentação do case Gestão Compartilhada na viabilização de projetos: ponte pênsil, a ser feita pelo gerente executivo da Vale, Rogério Galvão.

O GT de Produtividade do Sinduscon-ES também preparou uma mesa-redonda sobre Check List e Aplicação do Bim em Projetos.

Em breve divulgaremos a programação completa e os procedimentos para inscrição.


ADIn de Vila Velha
 

Depois de um longo período, foi celebrado um acordo parcial no processo judicial instaurado por Ação Diretora de Inconstitucionalidade (ADIn) proposta pelo Ministério Público do Espírito Santo em face do município de Vila Velha, em cujo processo o Sinduscon-ES atuou desde o início Amicus Curiae (expressão utilizada para designar uma instituição que tem por finalidade fornecer subsídios às decisões dos tribunais).  

O acordo parcial foi alcançado depois de remetido o processo para o Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça do Estado, onde foram realizadas 13 audiências com esforços conciliatórios e negociações longas e intensas acompanhadas pelo vice-presidente José Elcio Lorenzon e pelos diretores da Comissão da Indústria Imobiliária, Leandro Lorenzon e André Barbosa Barros, com a participação dos associados que atuam no município.

Para as empresas associadas ao Sinduscon-ES que se interessaram e aderiram, foi assegurado um pagamento, sem reconhecimento de culpa e por liberalidade, de importância negociada e proporcional aos metros quadrados construídos em cada obra, pagamento este que será realizado em 48 parcelas fixas e mensais a partir do próximo dia 30 de junho.


Inscrições abertas para o IX Seminário Capixaba de Segurança Contra Incêndio e Pânico
 

Estão abertas as inscrições para a nona edição do Seminário Capixaba de Segurança Contra Incêndio que acontece no dia 4 de julho, das 8 às 16h, no teatro do Sesi, em Jardim da Penha. O evento é promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar, e conta com a parceria do Sinduscon-ES. 

O evento é gratuito e voltado a profissionais e empresários do ramo de segurança contra iIncêndio e pânico, além de síndicos, administradoras de condomínios, estudantes e demais interessados.

O seminário tem como objetivo propiciar um ambiente favorável à interação entre bombeiros militares, pesquisadores, acadêmicos, órgãos reguladores de profissões e profissionais da área de segurança contra incêndio, garantindo oportunidade para discussão, aprimoramento e troca de experiências em benefício da sociedade e da modernização da segurança contra incêndio. Clique aqui para fazer a inscrição e conhecer a programação completa. 


O BNDES mais perto de você
 

Na próxima terça-feira, dia 26 de junho, das 18 às 20 horas, acontece no auditório da Findes a palestra: O BNDES mais perto de você. O objetivo é responder todas as dúvidas relacionadas às modalidades de crédito disponibilizadas pelo banco. Clique aqui e se inscreva.


Ministério das Cidades publica novo regimento do SiAC
 

Na última sexta-feira (15), o Ministério das Cidades publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 383, de 14 de junho de 2018, que dispõe sobre o novo regimento geral do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC). A publicação traz ainda o regimento específico da especialidade técnica “Execução de Obras” do SiAC, bem como os referenciais normativos para os níveis B e A e os requisitos complementares para os subsetores dessa especialidade. Sendo assim, o regimento anterior – Portaria nº 13, de 6 de janeiro de 2017, e seus anexos – foi revogado.
 
A revisão do regimento serviu para atualizar o SiAC para a versão ISO 9001:2015, introduzindo um conjunto de requisitos que não existiam na versão ISO 9001:2008 e, consequentemente, também não estavam presentes no sistema. “Além dessa principal alteração, foram feitos alguns outros ajustes técnicos, em função da alteração da Norma de Desempenho [ABNT NBR 15.575], que dizem respeito ao controle de qualidade dos materiais empregados nas obras e nos serviços executados; e ajustes nos requisitos de projetos, que passaram a ser mais detalhados nessa versão, também com o objetivo de assegurar mais ainda o atendimento aos requisitos da Norma de Desempenho”, explica Marcos Galindo, representante titular da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) na Comissão Nacional do SiAC e atual presidente do grupo.
 
O SiAC é um projeto incluído no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), cujo propósito é modernizar a construção civil. O sistema permite a avaliação da conformidade na aplicação de uma gestão da qualidade em organizações do setor. Empresas e certificadoras terão o prazo de um ano, a contar da data de publicação no DOU, para fazer a transição de seus sistemas de gestão para a nova versão do SiAC.
 
Para conhecer o regimento na íntegra (Portaria e seus anexos), Clique aqui. 


Parabéns às empresas aniversariantes do mês de junho
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de junho, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!

Brascontec Engenharia e Tecnologia
CBL Desenvolvimento Urbano
CG Construtora e Incorporadora
CiaBrasil Engenharia
Cristal Empreendimentos Imobiliários
Engeste Engenharia
Grand Construtora e Incorporadora
Lorenge S.A. Participações
Matricial Engenharia e Construções
Monte Moreno Empreendimentos Imobiliários
Morar Construtora e Incorporadora
Mori & Martins Construções
MRV Engenharia
Orion Engenharia
Proeng Construtora e Incorporadora
RodaEng Engenharia


 
SINDUSCON-ES - Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 3º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP 29057-565
(27) 3434-2050

8h30 às 12h e 13h30 às 18h