Grupo foi recebido por Ilson Hulle, que deixou cargo na Vports para assumir posição executiva no Porto de Abu Dhabi, da AD Ports Group.
Em uma missão empresarial organizada pelo Sinduscon-ES, um grupo de 22 empresários do setor da construção vai passar 13 dias na Ásia numa imersão tecnológica e de negócios no mercado chinês de engenharia.
A primeira parada foi em Dubai para conhecer dois importantes projetos: porto e ferrovia. O tema lembra muito o Espírito Santo, que passa por um momento de desenvolvimento do seu complexo portuário e de sua malha ferroviária.
A Etihad Rail, rede ferroviária que conecta os Emirados Árabes Unidos, está em construção e vai oferecer um serviço de trem de alta velocidade entre Abu Dhabi e Dubai. O trem poderá atingir velocidades de até 350 km/h. O serviço integrará as redes de ônibus e metrô já existentes.
Já o Porto Khalifa é o principal porto de águas profundas de Abu Dhabi e referência como terminal de contêineres. No final de 2024, com a inauguração de um novo terminal, o Khalifa tornou-se sede regional de três das cinco maiores empresas de transporte marítimo do mundo, elevando em 23% a capacidade total de contêineres do porto, alcançando quase 10 milhões de TEUs.
Sobre a visita, Leonardo Abreu, diretor de Obras Industriais e Corporativas do Sinduscon-ES, comenta: “Uma obra de engenharia fantástica e um hub logístico de dimensões continentais. A missão não é apenas uma viagem, mas uma janela estratégica para novos negócios, transferência tecnológica e expansão internacional".
De Dubai, o grupo segue para a China, onde visita a CBD-IBCTF, maior feira de construção civil do mundo. Realizada no Shanghai Hongqiao National Exhibition and Convention Center, a feira ocupará 120 mil metros quadrados e reunirá mais de 600 expositores internacionais, apresentando as mais avançadas tecnologias e tendências do setor.
Um diferencial exclusivo desta missão são as visitas técnicas a obras industriais e imobiliárias chinesas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto complexos industriais, parques tecnológicos e empreendimentos emblemáticos de Shanghai, permitindo uma imersão profunda no ecossistema de inovação da construção civil chinesa.