Pesquisa mostrou que quase metade das unidades imobiliárias estarão enquadradas no programa Minha Casa, Minha Vida
Por Erik Oakes
A pesquisa de previsão de lançamentos imobiliários, edição 2025, elaborada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES) mostrou que a expectativa é de que sejam lançadas 6.951 unidades habitacionais neste ano de 2025 na Grande Vitória.
Realizada com 20 incorporadoras com expressiva quantidade de unidades em produção, a pesquisa revela que 75% delas têm previsão de lançar mais imóveis neste ano do que no ano passado. Percentual maior que o registrado em 2024, quando 60% previam aumentar lançamentos em relação ao ano anterior.
Em termos quantitativos, a previsão é de que sejam lançadas neste ano de 2025 um total de 6.951 unidades residenciais, predominando a tipologia de 2 quartos (4.448). A pesquisa também mostra que 48% podem estar enquadradas no Minha Casa, Minha Vida. Desde 2019, esse é o maior número de unidades previstas para lançamento dentro do programa.
Os lançamentos residenciais vão se concentrar mais em Vila Velha, seguido por Vitória, Serra, Cariacica e Guarapari. (Fundão e Viana não apresentam previsão).
Quanto aos entraves apresentados pelos empresários, instabilidade econômica e dificuldade com mão de obra apareceram na pesquisa, junto à escassez de terrenos, PDM restritivo e burocracia.
Vice-presidente do Sinduscon-ES, Leandro Lorenzon comentou que juros e inflação deixam o mercado um pouco mais cauteloso e que é o imóvel econômico, Minha Casa Minha Vida, que deve liderar os lançamentos deste ano.