Sinduscon-ES Informa
|
|
|
 | Nº 873 - 04.09.2025 | CUB varia 0,31% em agosto
O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Espírito Santo apresentou variação de 0,31% em agosto de 2025. O metro quadrado do CUB médio passou para R$ 2.771,31. A variação acumulada no ano é de 6,92% e, nos últimos 12 meses, é de 9,04%.
O CUB por metro quadrado é um indicador de custos do setor que acompanha a evolução dos preços de materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos. O CUB é calculado pelo Sinduscon-ES, com as informações recebidas das construtoras.
Na cesta de materiais que fazem parte do índice, os que mais subiram no mês de agosto foram telha de fibrocimento (9,62%), placa de gesso (7%) e porta interna (5,09%).
A variação do CUB desonerado em agosto foi de 0,33%, e o valor do custo médio é de R$ 2.641,00. A variação anual é de 6,72%. Nos últimos 12 meses é de 8,89%.
| | Hoje tem Quintas da CBIC: tecnologia e inovação jurídica na construção
Nesta quinta-feira (4) acontece mais uma edição do Quintas CBIC que, dessa vez, vai debater sobre o uso da tecnologia e inovação dentro dos processos jurídicos na construção. O encontro virtual traz o tema “Construtivo ou Disruptivo? O Direito diante da Inovação na Construção” com transmissão ao vivo pelo canal da CBIC no YouTube.
O evento conta com a participação de Eduardo Aroeira, vice-presidente Financeiro da CBIC, Felipe Melazzo, presidente do Conselho Jurídico da CBIC, e Juan Pablo Correa Gossweiler, presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR).
O debate é uma prévia do X Seminário Jurídico CBIC, promovido pelo Conjur, que acontece nos dias 18 e 19 de setembro, em Brasília. O evento é o maior fórum jurídico da construção e vai trazer debates fundamentais para o futuro do setor.
Acesse o Quintas da CBIC
| | | Agenda Diretoria - Reunião com Cesan
Foi realizada nesta quinta-feira (04) uma reunião do Sinduscon-ES com o diretor-presidente da Cesan, Munir Abud, que contou ainda com a presença de representantes da Caixa. O tema do encontro foi viabilidade de esgoto, essencial para que possam ser feitos novos lançamentos pelas empresas do setor.
| | I Seminário Internacional de Saúde e Segurança acontece dia 23 de setembro
O Sesi Saúde promove o I Seminário Internacional sobre Saúde e Segurança no Trabalho, com o tema “Saúde, Segurança e Bem-Estar como Estratégia Organizacional”. O evento, que acontece no dia 23 de setembro, às 13h, no auditório da Findes, reunirá especialistas nacionais e internacionais, como Marcos Mendanha, Guilherme Murta, Valquiria de Lima, Luiz Carlos Lumbreiras e Jannet Mannela para discutir práticas que fortalecem a cultura de segurança e cuidado, além da gestão eficaz em saúde e segurança do trabalho.
Destinado a profissionais da área, líderes empresariais e gestores de RH, o seminário busca disseminar conhecimento técnico e estratégico, incentivar práticas produtivas e posicionar a saúde e a segurança como diferencial competitivo.
Associados Sinduscon-ES podem aplicar o cupom SESINDUSTRIA para obter 32% de desconto na inscrição. https://www.sympla.com.br/evento/i-seminario-internacional-de-saude-e-seguranca/3079033?share_id=copiarlink
| | Pesquisa nível de uso do BIM
Estamos realizando uma breve pesquisa com o objetivo de entender o nível de adoção da metodologia BIM (Building Information Modeling) nas empresas associadas ao Sinduscon-ES, bem como os desafios enfrentados em sua implementação e evolução.
Sua colaboração é muito importante para contribuir com um diagnóstico mais preciso sobre o uso do BIM no mercado. As respostas são confidenciais e serão utilizadas apenas para fins de análise técnica. Agradecemos desde já pela sua participação!
| | Espírito Santo adota identidade nacional do Registro de Imóveis
O estado do Espírito Santo passou a integrar formalmente a identidade institucional do Registro de Imóveis do Brasil com a transição da Associação dos Registradores Imobiliários do Espírito Santo (Aries) para Registro de Imóveis do Brasil - Seção Espírito Santo (RIB-ES).
Para o presidente do RIB-ES, Helvécio Duia Castello, a mudança reforça a unidade dos registradores capixabas com o movimento nacional. "A decisão dos registradores de imóveis capixabas em mudar o nome e a marca da entidade de Aries para RIB-ES tem a finalidade de integrá-los ao processo de nacionalização do Registro de Imóveis ... [leia mais]
| | Parabéns às empresas aniversariantes do mês de setembro
O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de setembro, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!!! ALX Tecnologia AMG Engenharia AMS Engenharia Areia Branca Engenharia Arxx Building Products Caiçaras Empreendimentos Imobiliários Construtora Épura Construtora G-Maia Fortes Engenharia Milena Ferrari Arquitetos Associados Mosquini Engenharia Plena Construtora SRPar Empreendimentos e Participações Tercasa Engenharia
| | |  |
|
|
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES
Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
|
(27) 3434-2050
-
8h às 12h e 13h às 17h
|
|
|
|