LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 887 - 06.11.2025 
Oficina da Comat valida "Guia de Desenvolvimento e Adoção de Plataformas de Produto na Construção" em São Paulo
 

O diretor do Sinduscon-ES, Rodrigo Gimenes, e o gerente técnico Nemézio Andrade participam da Oficina Construção 2030, organizada pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O evento tem como objetivo a validação da segunda parte do “Guia de Desenvolvimento e Adoção de Plataformas de Produto na Construção”, além do planejamento para aplicação prática do material para 2026.

O projeto começou em 2018 com o estudo de pensamento de futuro com foco na industrialização do setor que foi desdobrado em um plano de desenvolvimento de uma plataforma de produto para aplicação em construções de interesse social. E assim, criar um guia para que o processo pudesse ser replicado em projetos e obras no Brasil.

“Foi um dia de grande interação. A qualidade do grupo aumenta a expectativa quanto a próxima etapa do projeto, a materialização de uma plataforma de referência”, apontou durante o debate Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Inovação da CBIC.
 
A dinâmica contou com a participação de membros da COMAT e de sindicatos de várias partes do Brasil, além de especialistas da área. Os participantes foram divididos em grupo para analisar e consolidar os capítulos do guia para validar o texto final que deve ser finalizado até o fim de novembro.

O processo foi conduzido pelo consultor do projeto Construção 2030, Fabio Queda. “Esse é um dos projetos que eu participei que mais teve longevidade e ideias de transformação levam tempo. No ano passado, trabalhamos conceito, e agora vamos passar para aplicação. E em 2026 vamos colocar em prática”, apontou. A COMAT/CBIC homenageou o grupo que contribuiu com a elaboração do Guia com um certificado e o consultor com uma placa comemorativa.

A segunda parte do guia detalha os processos e orienta como reestruturar modelos de negócio e práticas de trabalho para apoiar o desenvolvimento e a implantação das plataformas. A primeira parte já foi publicada pela CBIC e pode ser acessada aqui


Confraternização de final de ano reúne associados do Sinduscon-ES e lideranças políticas
 

O tradicional encontro de final de ano dos associados do Sinduscon-ES está marcado para o dia 03 de dezembro, às 19 horas, na Casa Mizzi Garden, em Jardim da Penha.

Cada empresa associada ao Sinduscon-ES tem direito a dois convites gratuitos. Havendo interesse em que outras pessoas da empresa participem, estão à venda um número limitado de ingressos.

É necessário que a empresa informe pelo e-mail secretaria@sinduscon-es.com.br o nome dos representantes que vão participar da festa.

Caso queira adquirir mais convites, os mesmos estão à venda por  R$ 450 (até 28 de novembro). Pode fazer a solicitação pelo e-mail secretaria@sinduscon-es.com.br ou pelo telefone 3434-2062, com Ana Luíza.

Aguardamos vocês!

Quando: 03 de dezembro de 2025
Horário: 19h
Onde: Casa Mizzi Garden (Jardim da Penha)
AV. Saturnino Rangel Mauro, 509, Jardim da Penha - Vitória (Rua do Canal)

02 convites gratuitos por empresa associada

Convite adicional:
R$ 450,00 (até 28 de novembro)

Para confirmação de presença e adesão, entrar em contato com Ana Luiza, 
3434-2050 οu secretaria@sinduscon-es.com.br até 28/11/2025


Sinduscon Jovem
 

Ricardo Abrahão, diretor comercial da Fortes Engenharia, recebeu na manhã de quarta-feira (05), na Casa InovaFortes, o Sinduscon Jovem. Foi uma excelente oportunidade para troca de experiências, networking e aprendizado prático sobre como alinhar gestão e sustentabilidade nos negócios. Ricardo falou sobre gestão e estratégia.


Manutenção da Selic pode afetar lançamentos imobiliários, afirma CBIC
 

O setor da construção recebeu com preocupação a manutenção da taxa básica de juros em 15% anunciada pelo Banco Central. Nesta quarta-feira (5), o Comitê de Política Monetária (Copom) justificou a decisão pela persistência da inflação de serviços e pela necessidade de ancorar expectativas. Mas, o prolongamento da taxa básica de juros em patamar elevado ameaça freiar investimentos na construção, comprometendo novos lançamentos imobiliários e a geração de empregos.

“A construção é um dos setores mais sensíveis ao custo do crédito e à confiança do consumidor. Uma Selic de 15% por um ciclo longo traz desafios, porque o setor depende de financiamento de longo prazo, e esse custo torna muitos projetos inviáveis”, explica o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia.

No final de outubro, a CBIC revisou de 2,3% para 1,3% a projeção de crescimento do setor em 2025. A retificação reflete os efeitos do ciclo prolongado de juros altos, que tem limitado o ritmo das atividades da construção. O PIB do setor recuou 0,6% no primeiro trimestre e 0,2% no segundo, na comparação com os períodos imediatamente anteriores.

“O setor da construção gera emprego e renda. Manter os juros nesse nível por muito tempo é apostar numa desaceleração prolongada da economia real”, diz Correia.

Para Ieda Vasconcelos, economista da CBIC, a expectativa é que a Selic se mantenha nesse nível também na próxima reunião do colegiado, que acontecerá nos dias 09 e 10 de dezembro. “Assim, o tão aguardado o ciclo de queda dos juros poderá ter início somente a partir de meados de 2026”, aponta.


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h