LOGIN
Sinduscon-ES Informa
 

Nº 892 - 08.01.2026 
Redução da jornada de trabalho: posicionamento do setor sobre o tema
 

O setor da construção vê com preocupação a forma como ocorre a discussão sobre o fim da escala de trabalho 6x1. Modalidade consagrada no ordenamento jurídico brasileiro e prevista na Constituição Federal, sua alteração pode gerar mudanças profundas no sistema econômico e de relações trabalhistas brasileiros.

Esse cenário exige maior cuidado nos debates e o aprofundamento da análise das consequências das alterações que são objeto de projetos em tramitação no Congresso Nacional. De fato, no momento em que a produtividade do trabalho está estagnada no Brasil, distante da observada nas grandes economias e até mesmo em países emergentes, a simples alteração da jornada certamente trará efeitos críticos para empresas e trabalhadores.

Outra questão relevante e que está fora desse debate é o alto custo dos encargos incidentes sobre a mão de obra brasileira, dos maiores do mundo, que dificulta a contratação e leva o País a ter um alto índice de trabalhadores informais.

Por tais razões, dentre outras, a alteração da jornada de trabalho deve estar inserida em uma agenda mais ampla, enfrentando desafios como o da necessária qualificação da mão de obra e a melhoria do ambiente de contratação, com regras claras e razoáveis que garantam a segurança para empregadores e a necessária proteção social aos trabalhadores.

Essa pauta traz, ainda, a reforma da tributação da mão de obra e dos encargos trabalhistas e a facilitação da aplicação de novas tecnologias, com a simplificação do arcabouço tributário para a produção e importação de bens de capital que levem ao aumento da produtividade do trabalho.

O setor da construção defende um debate mais amplo e com visão estratégica de longo prazo, que deve preceder a discussão sobre a alteração da jornada, medida que, para garantir a justiça desejada, requer solução para grandes complexidades do modelo trabalhista brasileiro, que não podem ser ignoradas.

A indústria da construção está à disposição do governo federal, do Congresso Nacional e da sociedade para contribuir ativamente com esse debate, de forma a colaborar na busca da melhoria do bem estar dos trabalhadores, objetivo comum que passa também pela melhoria do ambiente de negócios.


Boas-vindas às novas associadas
 

O Sinduscon-ES dá as boas-vindas às novas empresas associadas:

Destrave Engenharia
CEPESAN
Engtec Fundações e Construções

Aproveitamos para reforçar o convite para que façam parte das comissões técnicas do sindicato. Temos diferentes áreas de atuação: mercado imobiliário, materiais e tecnologia, loteamentos, obras públicas e obras corporativas.

A participação dos associados nas comissões é importante, já que elas funcionam como fóruns para debates de assuntos, demandas e encaminhamentos relacionados ao setor.


CUB varia 0,13% em dezembro
 

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Espírito Santo apresentou variação de 0,13% em dezembro de 2025. O metro quadrado do CUB médio fechou o ano em R$ 2.791,83. A variação acumulada em 2025 foi de 7,71%.

O CUB por metro quadrado é um indicador de custos do setor que acompanha a evolução dos preços de materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos. O CUB é calculado pelo Sinduscon-ES, com as informações recebidas das construtoras.

Na cesta de materiais que fazem parte do índice, os que mais subiram no mês de dezembro foram disjuntor tripolar (2,70%), bloco de concreto (1,24%) e tubo de PVC (1,03%).

A variação do CUB desonerado em dezembro foi de 0,14%, e o valor do custo médio é de R$ 2.661,51. A variação anual em 2025 fechou em 7,55%.


Parabéns às empresas aniversariantes de janeiro
 

O Sinduscon-ES parabeniza as empresas que fazem aniversário neste mês de janeiro, conforme a data de fundação informada na ficha de associação. Desejamos sucesso e vida longa!


Contemporânea Construções e Projetos
Impacto Engenharia
Promag - RS Incêndio Comércio e Serviço
RDamázio Engenharia
TEX Construções e Serviços
Vertical Construtora


Informações
• Calendário de Feriados
• Censo Imobiliário
• Documentos Relações Trabalhistas
• Dados Setoriais
• Download Restrito
• Download
• Indicadores Financeiros
• Licitações Encerradas
• Notícias da Imprensa
• Notícias do Sinduscon-ES
• Salários
• Sinduscon-ES Recebe
• Sinduscon-ES Informa
• Sinduscon-ES Jurídico
SINDUSCON-ES
Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES


Av. Nossa Senhora da Penha, 1830, 4º andar
Barro Vermelho - Vitória - ES - CEP: 29057-565
(27) 3434-2050  -  8h às 12h e 13h às 17h